sábado, 5 de março de 2016

Slum orienta educadores sobre reciclagem e coleta seletiva

   Uma equipe da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) participou, nesta sexta-feira (04), de uma mobilização realizada pela Secretaria  Municipal de Educação (Semed) para envolver gestores escolares no combate e prevenção aos focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. A ação faz parte do planejamento do projeto Escola Alerta para este ano, uma iniciativa da Semed que trabalha a temática junto a educadores e estudantes.

Durante o evento, realizado durante a manhã no auditório da Procuradoria Geral do Município (PGM), educadoras ambientais da Slum orientaram os professores, coordenadores e diretores de escolas públicas de Maceió sobre as formas de evitar as doenças causadas pelo mosquito, sobretudo em relação ao descarte correto do lixo, à reciclagem e à coleta seletiva. O assunto foi abordado pela coordenadora de Controle Ambiental da Slum, Rita Araújo, que participou de uma mesa redonda sobre o tema.
“A informação é uma importante ferramenta na luta contra o mosquito, mas precisamos de ação efetiva, do envolvimento de todos para colocar em prática tudo o que nós já sabemos. Integração com os educadores por meio do Escola Alerta é necessária, já que trabalharemos a educação ambiental junto a eles para que possam levar aos alunos todo o conhecimento para o combate ao mosquito Aedes aegyty. As crianças são multiplicadoras do conhecimento e, por isso, a importância de mostrá-las a maneira adequada do descarte de lixo para evitar problemas de saúde pública, como a dengue”, explicou Rita Araújo.
Durante o debate promovido na mesa redonda, a coordenadora da Slum mostrou o trabalho realizado pelo órgão em relação à coleta diária de resíduos, as ações de educação ambiental e a fiscalização para coibir o descarte inadequado. Outro ponto destacado foi a produção de brinquedos e artigos com materiais recicláveis, utilizados durante as palestras nas escolas. “Com este trabalho nós conseguimos mostrar de forma prática como reaproveitas coisas que iriam parar no meio ambiente caso não tivesse o destino correto”, completou.
A Semed também apresentou um modelo do Plano de Ações que deverá ser programado pelos gestores escolares, documento que será integrado ao projeto Escola Alerta. O evento foi encerrado com a palestra do médico infectologista Celso Tavares, que abordou as doenças causadas pelo Aedes de forma técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário