sexta-feira, 8 de abril de 2011

COMÉRCIO JUSTO NO PIAUÍ

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI), através da Regional Teresina, realizou um encontro com as agricultoras familiares que participam da Feira promovida na sede do Instituto. O objetivo do encontro foi avaliar os trabalhos desenvolvidos até o momento e programar a comemoração do primeiro ano da feira.

“Parece que começou ontem, mas já vamos completar um ano de feira. Conhecemos o esforço das trabalhadoras rurais, agricultoras que também são mães. E têm na feira uma oportunidade de ganho. Então, a fiscalização é muito importante, tanto nossa quanto delas mesmas. É preciso lembrar que um feirante com intermediário perde dinheiro”, afirmou a articuladora Socorro Barradas. Para ela, é preciso que as trabalhadoras compreendam que a feira é uma oportunidade de geração de renda a partir dos excedentes da produção e não uma fonte primária de renda.

Socorro explicou ainda que a feira já perdeu o caráter experimental, pois seu espaço já é reconhecido, inclusive junto ao seu público. “Esse ano foi de experiência, a partir de agora vamos aprimorar a qualidade. Observar a saúde alimentar, a vigilância sanitária, por exemplo. O cliente é uma espécie de fiscal também que deve ser ouvido e atendido”.

A agricultora Das Dores, da Resistência Camponesa, destacou, durante a reunião, que o padrão deve ser uma característica forte da feira, e precisa ser cada vez mais fiscalizado. “O produto é nosso, temos que ter um público diferenciado, por isso não podemos abrir mão de nosso padrão de preço e de peso. Além disso, devemos lembrar que antes estávamos perdendo produção, por falta de mercado, e com a feira encontramos uma ótima alternativa onde queremos pregar o comércio justo, solidário e sem concorrência”, declarou.

Vale ressaltar ainda que o objetivo maior do projeto é tornar a feira inteiramente orgânica, além de incentivar a abertura de novas frentes. “É o momento de outras que estão com excesso de produção procurar se integrar com outros grupos e abrir novos pontos”, afirmou a engenheira agrônoma Raimunda Martins, que também integra a Regional Teresina.

O articulador de compras de Teresina, Washington Pinheiro Guimarães, que representou na ocasião o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), apresentou às agricultoras mais uma oportunidade de mercado: o Projeto Nutre Nordeste. Através deste projeto, é possível a comercialização de gêneros alimentícios para a alimentação escolar a partir dos produtos da agricultura familiar. Assim, além de garantir mercado aos pequenos agricultores, se assegura uma alimentação saudável para os alunos da rede pública.

Após avaliações e informes, foi decidido que a comemoração de um ano de feira ocorrerá nesta sexta-feira (8), no Emater-PI, a partir das 9 horas, com a II Amostra de Produtos da Agricultura Familiar. Haverá, portanto, exposição dos principais produtos e seus derivados, como milho, macaxeira, beiju, mandioca, chás, doces e outros.