terça-feira, 5 de abril de 2011

PATRIOTA COMPROMETIDO COM A ENERGIA LIMPA

O ministro de Relações Exteriores brasileiro, Antonio Patriota, afirmou hoje, após ser recebido pelo presidente chileno, Sebastián Piñera, que o Brasil "tem uma das matrizes energéticas mais limpas" do mundo.

Patriota, que foi consultado pela central termelétrica de Castilla -- pertencente ao empresário brasileiro Eike Batista --, disse que 40% das fontes de energia brasileiras são renováveis.

Segundo o chanceler, a vontade do Brasil é, além de contribuir com as necessidades energéticas do Chile, fazer todo o possível "no âmbito da cooperação no que o governo chileno nos manifesta seu interesse".

Ele esclareceu que não conversou sobre energia nuclear com Piñera e negou que o desastre em curso no Japão "tenha um impacto em nossos planos de desenvolvimento energético neste momento", ainda que " continuamos buscando cooperação com aqueles que tem conhecimento avançado neste tema, como a Argentina".

Das cinco usinas nucleares que existem na América Latina, duas são do Brasil -- Angra 1 e Angra 2 --, sendo que nosso país deve acrescentar mais uma nesta lista até 2015, a Angra 3. A Argentina tem duas centrais instaladas em seu território e o México, uma.

Patriota insistiu que no Brasil existe um comprometimento com as energias limpas e que na reunião do Rio+20 , no próximo ano, "continuaremos promovendo uma economia verde que ajude aos países em desenvolvimento a pular etapas e chegar a um desenvolvimento sustentável".