terça-feira, 5 de abril de 2011

NOVA CONSCIENTIZAÇÃO VERDE

Campanhas de conscientização incitando ao consumo sustentável e à reciclagem estão por toda parte, mas nem sempre é fácil encontrar informações sobre os locais corretos para destinar os resíduos. Com isso em mente, o portal Made in Forest (www.madeinforest.com), que reúne diversas instituições para divulgar iniciativas ambientais, criou uma página dedicada à reciclagem.

Na Central da Reciclagem (http://www.madeinforest.com/?reciclagem), estão listados mais de 10 mil pontos de coleta em cerca de 2 mil cidades brasileiras. Fazem parte da lista quase 40 tipos de materiais recicláveis, entre vidro, papelão, pneus, óleo de cozinha, eletrônicos e baterias. A busca é simples: ao selecionar o material desejado e digitar o endereço em que se encontra, o site revela ao internauta um mapa com os pontos de entrega e de compra do material. Os usuários também podem cadastrar novos pontos de coleta, ampliando assim o número de opções.

“Temos a ambição de juntar em uma única plataforma todos os agentes envolvidos com meio ambiente e sustentabilidade, para facilitar o acesso da população à economia verde”, explica um dos criadores do site, Martin Mauro. Nesse sentido, uma iniciativa recente do Made in Forest foi dar início a um censo da economia verde em cada município brasileiro. “Desde fevereiro estamos, junto às Secretarias do Meio Ambiente de várias cidades, fazendo levantamentos de todos os agentes relacionados à sustentabilidade em cada local. No Nordeste, há várias iniciativas incríveis. As pessoas precisam conhecê-las”, diz Martin Mauro