sexta-feira, 8 de abril de 2011

economia solidária gerou seiscentos e cinquenta milhões de reais

A chamada economia solidária, que comercializa produtos de cooperativas, associações, grupos informais ou micro empresas como alternativa de geração de trabalho e renda,


Movimentou cerca de R$ 650 milhões no Brasil em 2010. O resultado representa 6% do PIB nacional e gera em quase 22 mil empreendimentos cerca de 1,6 milhão de postos de trabalho pelo país.


O resultado é expressivo, mas mesmo assim estes empreendimentos ainda enfrentam limitações para alcançar a viabilidade econômica necessária à sua inserção em mercados regionais, nacionais e até mundial.


Para reverter este quadro e também oferecer oportunidade de aperfeiçoamento das técnicas comerciais às cooperativas, a Conexão Solidária, realiza trabalho com o objetivo de estreitar as relações entre os empreendimentos solidários e os empresários de diferentes setores da economia.


Parte deste projeto poderá ser conferido no próximo dia 13 de abril em Fortaleza no maior evento de moda do Nordeste, o Dragão Fashion Brasil, onde a empresa mostrará ao mercado têxtil e de moda peças que valorizam o eco-design, a sustentabilidade e o trabalho de promoção do comércio justo realizado em comunidades.


- Queremos mostrar que as tipologias do artesanato, podem ser incorporada à moda dentro do conceito de responsabilidade social e por meio de releituras - afirma Almir Alves, coordenador técnico da Conexão Solidária.