terça-feira, 5 de abril de 2011

RIO INOVA AO CRIAR SECRETARIA DA ECONOMIA VERDE

O Rio de Janeiro é o primeiro Estado a ter uma Subsecretaria de Economia Verde, que tem por finalidade tornar a economia fluminense mais limpa, mais moderna e mais forte. A subsecretária de Economia Verde, Suzana Kahn, encarregada pelo secretário do Ambiente, Carlos Minc, de alcançar o objetivo de, a médio e longo prazos, diminuir as emissões de carbono no Estado, falou ontem sobre sua missão:

- Queremos criar um mercado estadual, mas, para isto, precisamos estabelecer limites para que cada setor tenha uma cota para transacionar neste mercado. Neste momento é adequado fazer esta mudança, este crescimento para o futuro, mesmo sabendo que isto não é de imediato. Este mercado de carbono só existe, ainda, em outros países - disse a subsecretária.



De acordo com Suzana, um dos objetivos da subsecretaria é tornar o Estado do Rio o primeiro do país a ter um mercado de carbono como existe na Europa, com a comercialização entre empresas de licenças para emitir gases-estufa. Atualmente, o comércio de crédito de carbono está movimentando a economia de grandes países.

Anualmente, são lançados mais de 35,5 bilhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera, o principal gás causador do aquecimento global. A Subsecretaria Verde trabalha com três linhas para fomentar a economia verde ou diminuir a intensidade de carbono na economia: compensação; processos mais produtivos e eficiência energética, e atividades que não emitam carbono. A partir daí, serão criados projetos de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa.

- A ideia da subsecretaria de Economia Verde consiste em ter um novo modelo forte de desenvolvimento considerando questões associadas ao ambiente. Este é um fator motivador deste novo estilo de desenvolvimento. Esta é uma nova forma de crescimento. Economia verde é termo da moda e que começa a circular com mais vigor no mundo, embora ainda soe meio volátil. Inclusive, este será o tema da próxima Conferência de Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas (ONU), que se realizará no Rio de Janeiro em junho de 2012 - explicou Suzana.