terça-feira, 5 de abril de 2011

´NUNCA VI OSEUA INVESTIREM NA AMAZÔNIA

Após palestra do ex-presidente americano Bill Clinton, o ex-governador do Amazonas e atual senador Eduardo Braga (PMDB) criticou neste sábado o discurso dos participantes estrangeiros do 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade, realizado em Manaus. Além de Clinton, o ator Arnold Schwarzenegger e o empresário britânico Richard Branson teceram comentários elogiosos às soluções de sustentabilidade no País e disseram que estão disposto a cooperar. "Não vi até hoje nenhum centavo, nem do governo da Califórnia, nem do governo americano, para que o caboclo, o ribeirinho, pudessem ter uma vida melhor", disse Braga.

"Nós, brasileiros, guardamos bilhões de toneladas de carbono para compensar as emissões dos países ricos. Não é justo que ao fazer isso nosso povo seja punido com a fome, o atraso e a miséria. Eles devem isso a milhares de brasileiros que andam de shorts e pés descalços na floresta, que guardam o grande patrimônio brasileiro. O Amazonas fez uma grande mudança na sua política e tem hoje, não apenas nos fórums, mas nas escolas e comunidades, a consciência de que a sustentabilidade não é um problema, mas uma solução", completou.

O ex-governador do Estado destacou a redução de 75% no desmatamento da floresta amazônica, com a compensação ambiental dada a empresas que levam tecnologia e investimento à região. Braga criticou também o atual presidente americano, Barack Obama, que visitou o Brasil na semana passada. "Esperava que Obama assumisse um compromisso com a vanguarda da economia verde, mas nenhuma palavra foi dita. Sonhei que meu ídolo pudesse assinar um novo compromisso com a justiça, o equilíbrio e a desigualdade que existe entre aqueles que estão no meio da floresta e aqueles que podem compartilhar deste encontro", disse.