quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cooperativa Educacional Mineira é exemplo para o Brasil


“Ao invés de mudar de São Roque de Minas, resolvemos mudar São Roque de Minas”. Essa foi a frase que, Joãozinho Leite, presidente da Sicoob Saromcred, uma cooperativa de crédito da cidade que fica 320 quilômetros dBelo Horizonte,  usou para contar a história de um município que estava enfraquecendo, mas que renasceu graças ao trabalho conjunto da população.
São Roque de Minas tem pouco mais de seis mil e seiscentos habitantes, sobreviventes do êxodo rural. Graças ao surgimento da cooperativa, no inicio dos anos de 1990, a foi solução encontrada. “Nós queríamos o mínimo de dignidade. Resgatar os serviços bancários básicos de uma cidade. Pagar funcionários e aposentados”. Declarou Joãozinho.
Após solidificação, a cooperativa começou a investir no comércio local, trazendo segmentos que não existiam na cidade. Como por exemplo, o Instituto Ellos de Educação, uma cooperativa educacional, criada pela insatisfação de um grupo de pais com os métodos de ensino da região na época junto com a Cooperativa Saromcredi. Hoje são 104 cooperados e 30 funcionários. Há 13 anos, a escola oferece educação cooperativista, a 130 alunos do maternal ao 3º ano do ensino fundamental.
Leandro, de 10 anos, tem aula de educação e empreendedorismo, onde são passadas lições de motivação, liderança e marketing pessoal. Além de aprender  como funciona uma cooperativa. “A gente aprende errando. E o que é melhor, é que aqui a gente trabalha em grupo. Um ajuda o outro”. Afirma Leandro.
A escola é mantida por pelos pais dos alunos. Alguns professores são cooperados, outros não. 50% da mensalidade é paga pelos pais e o restante pelo Sicoob Saromcredi, que possibilita aos filhos dos cooperados, ensino de qualidade.
Como forma de incentivar o cooperativismo nos jovens da escola, um projeto de “Jovens empreendedores”, mostra na prática que cada aluno é capaz de ser empreendedor. Durante a feira que acontece sempre em outubro,  e que é aberta para a comunidade, cada turma cria uma cooperativa, como por exemplo: Choocolate, Casa de Doces João e Maria, Abra Cadabra Circus e Coomunicação. E ainda comercializa os produtos produzidos por eles.
Para a presidente da Cooperativa Educacional, Maria José de Faria Leite, a escola é uma referência de ensino cooperativista na região. Não existe uma matéria especifica de Cooperativismo, mas todos os professores falam no assunto o tempo todo. “Pensando no futuro de São Roque e desenvolvimento da comunidade, o tempo todo incentivamos o cooperativismo. Afinal de contas, o sistema tem que continuar na região”. Afirmou Maria José.
 Alguns alunos que passam pelo Instituto Ellos, ingressam nas melhores faculdades de Minas Gerais. E se destacam.
“Mais que proporcionar o desenvolvimento da cidade, nós recuperamos a autoestima dos moradores. Se antes todos queriam sair da cidade, agora recebemos gente de fora, pessoas que vêm investir em São Roque de Minas”, diz João Carlos, fundador e atual presidente do SICOOB Saroncredi.
Foi para conhecer o modelo de trabalho implantado em São Roque de Minas, que um grupo de representantes de cooperativas ligadas a OCB/SESCCOP ALAGOAS, viajou para a cidade mineira. Segundo a superintendente da instituição Márcia Túlia, “São Roque é uma referência em cooperativismo. E conhecer essas práticas de excelência, ajuda as cooperativas alagoanas a adotarem estes exemplos aqui também”.
Para o Professor universitário e conselheiro fiscal da OCB/SESCOOP-AL, Antônio Carlos Silva Costa, a escola é de excelente padrão com alunos modelos para qualquer instituição. As turmas são de até 10 alunos, o que edagogicamente é muito interessante mas desperta questionamentos quanto à cobertura dos seus custos. Não fosse o investimento da SAROMCREDI, não seria economicamente viável. “Reduziria os valores das mensalidades, de modo a tornar a escola acessível a um maior número, o que permitiria ganho de escala. Ainda, transformaria o espaço num polo cultural da cidade, com cursos de línguas, dança, educação de adultos em cursos de curta duração”. Destacou Antônio Carlos sobre o valor da mensalidade da escola, que tem a mensalidade em torno de R$350. 
Em breve, outro grupo deve participar de visitar a outras cooperativas, no sentido de ampliar os conhecimentos na área cooperativista, e aprender com os exemplos que deram certo, como gerir suas instituições

Nenhum comentário:

Postar um comentário