quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Rio de Janeiro encaminha 175 mil lâmpadas para reciclagem


Cerca de 175 mil lâmpadas fluorescentes usadas na iluminação pública da cidade do Rio de Janeiro foram encaminhadas para descontaminação e reciclagem no mês de agosto. As lâmpadas foram entregues pela RioLuz, empresa responsável pelo sistema de iluminaç&at ilde;o urbana do município, para a Apliquim Brasil Recicle, empresa especializada em coleta e tratamento desse tipo de resíduo.
"O objetivo é garantir o descarte ecológico das lâmpadas após seu uso, evitando a deposição em aterros ou a incineração desse tipo de resíduo, procedimentos que geram poluição, desperdício de recursos naturais e riscos para a saúde da população", destaca o diretor da Apliquim Brasil Recicle, Eduardo Sebben.
Através do processamento realizado pela Apliquim Brasil Recicle, os diversos componentes das l&a circ;mpadas, como o pó fosfórico, o vidro e o alumínio, são descontaminados e podem ser reaproveitados na fabricação de outros produtos. Além disso, o mercúrio - metal tóxico presente nas lâmpadas e nocivo ao meio ambiente e à saúde humana - é recuperado em seu estado líquido elementar e também reciclado.
A iniciativa da RioLuz atende às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina o tratamento e a reciclagem das lâmpadas fluorescentes. A RioLuz é responsável pelo segundo maior parque de iluminação do Brasil, com mais de 414 mil pontos de luz instalados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário