quarta-feira, 12 de setembro de 2012

economia verde em angola

O director-geral da Acção para o Desenvolvimento Rural de Angola (ADRA), Belarmino Jelembi, defendeu hoje, quinta-feira, em Luanda, que o sucesso da implementação da “economia verde” em Angola, passa por um maior investimento aos pequenos produtores.
 
O responsável, que falava á Angop, a propósito da Conferência Mundial sobre o Ambiente, denominada “Rio+20”, realizada de 13 à 22 de Junho de 2012,acrescentou que existem algumas iniciativas em curso no país, como o crédito agrícola de campanha, o que não é suficiente, realçou. 
 
O director daquela organização não-governamental (Ong) nacional, referiu ainda que “a economia verde foi um dos assunto debatidos na referida cimeira com mais impacto para Angola”. 
 
“A economia verde significa a utilização dos recursos naturais de forma sustentável, de tal maneira para que as gerações futuras não estejam comprometidas, daí que os recursos devem ser utilizados com um modelo concreto, baseados na realidade de cada país”, sustentou.
 
Entretanto, recordou que “Não se pode falar em uso sustentável dos recursos da mesma maneira que se fala em Angola e na Alemanha, onde o nível de vida é diferente”, pois Angola está numa fase de reconstrução que obriga a uma maneira determinada de utilização dos recursos. 
 
Para Belarmino Jelembi, tem de se resolver igualmente a questão da pobreza no país, pois a “economia verde” não pode ser um conceito abstracto, bem como o desemprego e a distribuição desigual dos recursos para que não afecte a execução do referido projecto.
 
Outro assunto apontado por Belarmino Jelembi foi a questão da "utilização da terra" e o modelo da agricultura praticada em certas regiões que pode gerar alguns riscos ao ecossistema pela forma como se usa o terreno.
 
A Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente é organizada pela Organização Meteorológica Mundial. A Cimeira das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável “Rio+20”, realizada na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, foi assim conhecida porque marcou os 20 anos desde a realização do primeiro fórum internacional sobre a matéria.
 
A “Rio+20” teve como objectivo principal contribuir para definir a agenda para o desenvolvimento sustentável do mundo nos próximos anos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário