quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Mato Grosso sedia Capacitação em Monitoramento


“Acompanhar, monitorar e orientar as cooperativas” com esses objetivos a capacitação regional de multiplicadores do Programa de Desenvolvimento de Gestão Cooperativa – PDGC. O programa é desenvolvido pela Sescoop Nacional para promoção, junto às cooperativas, da adoção de boas práticas de gestão e governança. A intenção é desenvolver um modelo de avaliação e acompanhamento da gestão e ainda realizar um diagnóstico claro em competividade e presença de mercado das cooperativas.


De acordo com a gestora do Programa, Susan Miyashita Vilela, a participação da cooperativa no programa faz com que a instituição obtenha melhorias em processos e produtos; redução de custos; aumento da produtividade, e consequentemente de sua competitividade; aumento da credibilidade da cooperativa e o reconhecimento público; maior flexibilidade frente às mudanças e melhores condições de atingir e manter um melhor desempenho. “As cooperativas estão inseridas no mercado, competindo com grandes empresas. O PDGC foi desenvolvido com o objetivo de prepará-las para promover o aumento da competitividade, por meio da melhoria de suas práticas de gestão e governança”, explica a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop.


Para o gerente Geral do Sescoop/MT, Giancarllo Vasconcelos, este momento em que as cooperativas estão tendo acesso à ferramenta e conhecendo seus benefícios, tem gerado reflexões interessantes no que diz respeito aos resultados que as entidades buscam. “O retorno tem sido bastante positivo. Antes do programa, cada unidade estadual praticava o seu modelo de monitoramento de uma forma muito empírica, e até superficial. Hoje, com a ferramenta que é o PDGC, percebemos, além de tudo, um alinhamento sistêmico entre os estados e a unidade nacional, essencial para fortalecer o desenvolvimento das cooperativas”, avalia.


Em Mato Grosso, a área de monitoramento já utiliza as ferramentas específicas, o IAGC - Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista I  e o POC – Programa de Orientação às Cooperativas, que avaliam a legalidade e a orientação para a criação de cooperativas. Além delas, a OCB/Sescoop-MT ainda executa o Recoop - Programa de Revitalização por Ramos, que monitora a parte contábil, tributária eNo IAGC I, ao todo já foram 16 cooperativas avaliadas no ramo educação e 1 no ramo transporte, somente no primeiro semestre de 2012. No POC, foram 43 atendimentos na sede da OCB/Sescoop-MT (cerca de 1.250 pessoas indiretamente), 5 atendimentos nas cooperativas, com palestras para mais de 100 pessoas. Do trabalho realizado no POC, Mato Grosso teve mais uma cooperativa constituída, a Cootram, do ramo transporte, em Nova Mutum-MT. “O apoio e acompanhamento busca a continuidade do negócio cooperativo. As orientações sobre o que é ser cooperativa e adequações contábeis, tributárias é o que traz sustentabilidade e longevidade aos negócios", afima Maria Gládis dos Santos, Coordenadora de Acompanhamento e Gestão de Cooperativas da OCB/Sescoop-MT.


O treinamento de multiplicadores do PDGC aconteceu na última semana, em Cuiabá, na sede da OCB/Sescoop-MT. Ao todo 25 profissionais do Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, além de técnicos do Sescoop Nacional e da Fundação Nacional de Qualidade – FNQ, parceira na implantação do PDGC. As capacitações regionais são parte da estratégia da Diretriz Nacional de Monitoramento, que capacita os técnicos para que em 2013, o Programa entre em vigor em todo Sistema OCB. A  meta é capacitar 150 técnicos de todo o país até o início do mês de novembro, por meio de um total de seis eventos regionais. A próxima capacitação ocorre nesta semana, entre os dias 10 e 11 de setembro, na sede do Sistema Ocemg.


Além da formação o encontro ainda proporciona o intercâmbio de ideias entre os estados. “O treinamento regionalizado traz o benefício da troca de experiência com os colegas e da observação das soluções encontradas para dificuldades similares. O PDGC supre uma demanda existente nas cooperativas brasileiras, e pela forma com que a equipe do Sescooop Nacional vem conduzindo o projeto da Diretriz de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas em breve os resultados positivos serão percebidos”, afirmou Fábio Monteiro da Rocha, analista contábil da OCB/Sescoop-ES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário