quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Enem de 2012 deve ser verde

Na prática, o conceito de sustentabilidade significa definir ações e atividades com o intuito de suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ela está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se preservem no futuro. Seguindo estes parâmetros, a sociedade poderá garantir um desenvolvimento sustentável, e uma vida mais ecologicamente correta.
 
A professora Cida Custódio, do cursinho Objetivo Paulista , de São Paulo, acredita que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) questionará as mudanças que ocorreram nos países emergentes desde a última conferência realizada em 92. Como cobrar a sustentabilidade de países que ainda estão em desenvolvimento pode ser um ponto de reflexão para que os estudantes consigam desenvolver as ideias de sustentabilidade na prova. "O Enem terá uma grande parte verde. Se não aparecer na redação, ela será cobrada na prova", afirma. (Veja 100 temas que podem cair na redação do Enem 2012) .
 
Outro ponto importante que todo o candidato deve estar atento é a relação entre a economia dos países emergentes e a necessidade de conciliá-la com a sustentabilidade. Esse conceito pode ser a base da prova de redação, e também o contexto para muitas questões do exame. A dica é estudar os principais temas discutidos durante a Conferência do Rio +20, e os impactos gerados a partir da aprovação do texto de objetivos da sustentabilidade.
 
Outros temas verdes que podem aparecer na prova do Enem 2012 são: a adesão ao novo Código Florestal, Conferência do Rio+20, construção de usinas hidrelétricas na Amazônia, Plano Nacional de Energia, lixo, economia verde, fontes de energia, catástrofes naturais, economia verde, consumo sustentável, poluição dos oceanos e, principalmente, não se esquecer de utilizar a sustentabilidade com um meio para construirmos o futuro que queremos .
 
Portanto, ficar atento ao que está sendo discutido é fundamental para realizar um bom exame. É aconselhável ler jornais e artigos de revistas especializadas. Para a prova de redação, a dica é treinar todos os dias. Vale lembrar que os temas mais frequentes no Enem são aqueles que estão relacionados ao universo jovem. Verifique até que ponto a sustentabilidade interfere na sua vida, entenda como pode ser cobrada no Enem e garanta uma nota verde .
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário