sábado, 2 de fevereiro de 2013

Cooperativas alagoanas discutem com Sescoop nacional serviços de monitoramento


Representantes de cooperativas alagoanas, se reuniram no auditório da Uniodonto Maceió, com o superintendente do Sescoop Nacional, Luís Tadeu Prudente Santos, que veio ao estado para conhecer de perto a realidade das instituições. Márcia Túlia Pessoa, superintendente do Sescoop-Al, também participou do encontro que discutiu a continuidade dos serviços de monitoramento prestados para as cooperativas. Como o de contabilidade e processos administrativos. Na oportunidade, o superintendente nacional ouviu cada representante.

Esses serviços foram suspensos por uma auditoria interna do Sescoop. Luís Tadeu, explicou que Sescoop nacional dá suporte apenas por determinados períodos e depois, cada cooperativa anda com seus próprios pés, já que se tratam de instituições privadas que fazem parte do sistema “S”. Segundo ele, auditorias deste tipo são comuns no sistema. Em um trabalho recente, eles entenderam que estes serviços não eram mais necessários para algumas cooperativas de Alagoas. E ainda de acordo com Luiz,  é necessário continuar com a monitoria. Já que isso se relaciona diretamente com o crescimento das cooperativas. Ele informou ainda que  vai tentar buscar uma solução para o caso  em Brasília. “O ideal é continuar com o projeto que já existe, até porque, pelo que ouvi hoje dos representantes de Alagoas, esses serviços são importantes para as cooperativas menores.” Avaliou o superintendente.

Para o presidente da Cooperativa de Transporte Complementar Intermunicipal de Passageiros de Alagoas (Coopervan), Marcondes Prudente, a contabilidade é o coração de uma cooperativa. “Se não fossem esses serviços oferecidos pela OCB/Secoop-Al, talvez a Coopervan fechasse as portas”. Desabafou Marcondes.

De acordo com Márcia Túlia Pessoa, superintendente da Ocb/Sescoop-Al, a visita do superintendente do Sescoop Nacioal à Alagoas, foi  importante, par o reconhecimento in loco da situação. “Cada região tem sua particularidade, cultura, aqui no estado, muitas cooperativas ainda precisam desses serviços para continuarem trabalhando. A intenção do Sescoop é fortalecer ainda mais o cooperativismo”. Afirmou Márcia Túlia.

ENTREGA DA REFORMA DO GALPÃO DA COOPREL

Ainda durante a visita de Luís Tadeu Prudente Santos, foi  entregue oficialmente a reforma do Galpão da Cooperativa de recicladores de Alagoas (Cooprel). As cooperativas Uniodonto Maceió e Unicred nesse projeto. Foi feito um escritório, uma cozinha com pia, fogão, geladeira para os cooperados fazerem as refeições. Além da construção de banheiros. “Uma feliz coinscidência, esta sendo esta oportunidade de ver um exemplo de cooperação entre duas instituições ajudando a Cooprel”. Disse Luíz Tadeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário