domingo, 3 de fevereiro de 2013

VALE DO RIBEIRA TERÁ AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


O Vale do Ribeira, uma das regiões mais carentes do Estado, vai contar com uma estrutura voltada ao desenvolvimento econômico e social das cidades e à melhoria da qualidade de vida da população. A criação do órgão foi definida em uma reunião nesta sexta-feira (1) na sede do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que envolveu representantes do Governo do Estado, prefeituras da região, governo federal, empresários e investidores.
O secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, disse que o modelo da Agência está em estudo e será definido em cerca de 30 dias. Ele adianta que não será governamental. A ideia é de que seja inspirada na Agência Terra Roxa, uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) criada para buscar investidores na região Norte e Noroeste do Paraná. “É importante a criação de um órgão que articule esforços e una diferentes setores para o desenvolvimento sustentável da região”, afirmou.
A criação da Agência é motivada pela movimentação de empresários e investidores interessados em explorar os minérios da região, principalmente no município de Adrianópolis. Uma das empresas é a Margem Mineração (Supremo Cimentos) que está investindo R$ 340 milhões na construção de uma das mais modernas indústrias de cimento no Brasil em Adrianópolis.
Além da Margem, o Governo do Estado está com negociações adiantadas com outras três empresas do mesmo setor que devem investir cerca de R$ 1 bilhão na região e gerar perto de 10 mil empregos diretos e indiretos.
“São investimentos que terão um enorme impacto em diversos aspectos da economia e da sociedade da região. Queremos unir poder público, iniciativa privada, órgãos de classe, federações para trabalhar juntos por medidas que assegurem o desenvolvimento ordenado e sustentável de todo o Vale do Ribeira”, acrescentou Barros, ao ressaltar que o governo já vinha debatendo internamente o tema por meio de um grupo de trabalho que envolve diversas secretarias e órgãos estaduais.
MEIO AMBIENTE - A região, de relevo bastante acidentado, também possui o Parque Estadual das Lauráceas, comunidades quilombolas e rodovias de pista simples como a BR-476 e PR-092. “Essas características próprias do Vale do Ribeira e outros aspectos serão levadas em consideração na construção desse plano de desenvolvimento sustentável”, frisou o secretário.
Outro assunto debatido na reunião foi a elaboração de um estudo global dos impactos dos investimentos. O documento reunirá informações e dados de todos os empreendimentos interessados em explorar o calcário da região e ajudará na elaboração das licenças ambientais.
Participaram da reunião o prefeito de Adrianópolis, João Manoel Pampanini; o deputado estadual Reinhold Stepahnes Júnior; representantes das empresas Margem, Geo Planejamento, Plumbum, LCB Consultoria e Projetos, Votorantim, Prominer, Austério Mineração, Golden Mix, Cimento Tupi, Intercement,Paradiso/Labore, Plumbum entre outras e dirigentes e técnicos da SEIM, SEMA, IAP, Mineropar, DNIT e ITCG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário