domingo, 3 de fevereiro de 2013

Desenvolvimento Sustentável da Amazônia será discutido em Seminário nesta sexta


O evento também é uma oportunidade para que o Governo Espanhol apresente suas políticas públicas de agricultura, pecuária e meio ambiente

Com o objetivo de estreitar a relação entre o Governo Espanhol e os estados da Amazônia Legal, com vistas a possíveis parcerias técnicas para o desenvolvimento de projetos na área de meio ambiente, agricultura, pecuária, infraestrutura e indústria, será realizado o Seminário de Desenvolvimento Sustentável para Cooperação Amazônia Legal/Espanha. O evento será realizado a partir das 10h30, desta sexta-feira, dia 1º de fevereiro, no Palácio Araguaia.

Durante o seminário, serão apresentadas as potencialidades econômicas do Tocantins e dos estados da Amazônia Legal para representantes do governo espanhol, como o ministro da Alimentação, Agricultura e Meio Ambiente, Miguel Arias Cañete, além de empresários espanhóis. O grupo espanhol, composto por 19 pessoas, chega ao Tocantins nesta quinta-feira, dia 31, e será recepcionado pelo governador Siqueira Campos e secretários estaduais.

O evento também é uma oportunidade para que o Governo Espanhol apresente suas políticas públicas de agricultura, pecuária e meio ambiente e as possibilidades de parcerias técnicas com o Governo Brasileiro. Para a ocasião, representando o Governo Federal, está prevista a presença do ministro da Agricultura, Jorge Mendes Ribeiro e do secretário Nacional do Desenvolvimento Rural do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Guilherme Francisco Cabral.


Desenvolvimento sustentável

O secretário da Semades – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - considera um grande avanço para as relações Tocantins/Espanha a vinda do ministro da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente espanhol, Miguel Arias Cañete. “As relações da Espanha com o Tocantins tem sido cada vez mais próxima, de integração, de investimento e de transferências de tecnologias para o desenvolvimento sustentável”, afirmou, completando que o esforço agora é para que essa relação seja fortalecida no contexto da Amazônia Legal. “Por isso estamos realizando um seminário conjunto com todos os estados amazônicos”, ressalta.

Para o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café o destaque da produção agrícola e pecuária do Tocantins, na região Norte, oportunizou a realização do Seminário no Estado. “Com este evento, de iniciativa do Governo do Tocantins, o Estado consolida sua representatividade política no âmbito da Amazônia, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de toda a região”, destaca.

Café reforçou ainda o potencial de espaço irrigável de mais de 4,5 milhões de hectares do Estado. “A Espanha é exemplo para o mundo em irrigação, e esta parceria nos permitirá compartilhar a tecnologia e trazer novas perspectivas para os nossos produtores”, completou.


Programação

O seminário terá início com apresentação e boas vindas pelo secretário do Meio Ambiente, Divaldo Rezende. Ainda pela manhã, estão previstos o pronunciamento do secretário Nacional de Desenvolvimento Rural, Paulo Guilherme Cabral; a apresentação do Instituto do Comércio Exterior da Espanha pela conselheira da embaixada da Espanha no Brasil, Maria Amélia Guzmán; o pronunciamento do Embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de La Cámara Hemoso; a apresentação do Ministro da Agricultura do Brasil, Jorge Mendes Ribeiro e do Ministro da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da Espanha, Miguel Arias Cañete.

Em seguida, será assinado termo de parceria e entrega de material genético para a produção da raça de gado retinta no Estado, pela Associação Raza Retinta, Governo da Espanha e do Tocantins. O encerramento do primeiro período do Seminário será feito pelo governador Siqueira Campos.

No período da tarde, serão feitas apresentações dos representantes das empresas espanholas e explanação dos secretários de estados do Tocantins, Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia. Do Tocantins, constam a apresentação do secretário da Semades, Divaldo Rezende e do secretário Executivo da Seagro, Ruiter Padua.


Projeto Rio Formoso

Ainda na tarde de sexta-feira, 1º, o secretário da Seagro, Jaime Café e autoridades públicas da comitiva espanhola farão uma visita ao projeto de irrigação Rio Formoso, localizado no município de Formoso do Araguaia. O Rio Formoso é o projeto mais antigo do Estado e foi construído em 1979, quando o Tocantins ainda era Norte de Goiás. O projeto utiliza sistemas de irrigação do tipo inundação para cultivo de arroz irrigado no período chuvoso, e subirrigação para soja (produção de semente), milho, feijão e melancia, no período seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário