quinta-feira, 2 de maio de 2013

Feira da Troca estimula a economia solidária no Tocantins

 
O Clube da Troca Solidária tem o objetivo de trazer movimento às comunidades, incentivando a produção para o autoconsumo e a troca dos excedentes entre a população da cidade
 
A abundância e variedade de produção da região norte do Estado pôde ser percebida na Feira da Troca Solidária realizada no município de Xambioá no último sábado, 27. Cerca de 100 famílias dos quatro assentamentos da região participaram da Ação organizada pela Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), em parceria com a prefeitura municipal.

O Clube da Troca Solidária tem o objetivo de trazer movimento às comunidades, incentivando a produção para o autoconsumo e a troca dos excedentes entre a população da cidade.

O secretário da Setas, Agimiro Costa, comandou a Troca em Xambioá e em seu discurso falou sobre a importância de estimular a produção e o trabalho: “Nossa pasta recebeu a missão, do governador Siqueira Campos, de cuidar das pessoas, além de todas as ações de assistência que temos realizado estamos investindo no potencial do nosso povo, porque o tocantinense tem orgulho de sustentar a sua família com o suor do seu rosto”, declarou o secretário.

A prefeita de Xambioá, Silvia Machado, agradeceu a parceria do Estado e se surpreendeu com os resultados da Feira. “As pessoas estão se sentindo valorizadas, porque saem daqui com algo que é fruto de seu esforço”, destacou a prefeita.

O pequeno produtor rural, Josias Estrela, disse que não acreditou muito na proposta da Troca ao ser convidado, mas depois de participar foi o primeiro a pedir uma nova edição. “Eu trouxe pouca coisa para trocar porque não estava acreditando muito, mas da próxima vez pode esperar que vou produzir muito mais. Esse negócio é maravilhoso”, comemorou o produtor

O diretor de inclusão produtiva da Setas, Valter Frota, explicou que a Feira é uma das ações da pasta que visam incentivar a economia solidária no Estado. “O Tocantins cresceu muito no campo da economia solidária nos últimos dois anos. Foi criada uma lei, um conselho, e hoje temos até um orçamento, o resultado de tudo isso são ações concretas como essa”, declarou o diretor.


O que é Economia Solidária

De acordo com definição do Ministério do Trabalho, economia solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.

A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras.


Como acontece a Troca Solidária

Na Troca Solidária, a equipe da Setas oferece produtos da cesta básica como arroz, feijão, óleo, café e sardinha e o público traz a sua produção que pode ser, a polpa feita das frutas do quintal, a mandioca, queijo, abóbora, banana e outros. Na feira, a produção local é trocada pela moeda exclusiva da Troca, o solidário, e com ele os beneficiados compram os produtos manufaturados de sua necessidade. Vale lembrar, que o ganho não fica apenas nas sacolas cheias e na economia, o principal beneficio da Troca para a comunidade é ensinar a valorizar as potencialidades e estimular a solidariedade.

Dos produtos adquiridos pela Setas, 50% são doados para a prefeitura que deve destiná-los à merenda escolar e às refeições oferecidas em programas sociais e a outra metade é encaminhada para a próxima Troca Solidária estimulando o intercâmbio de produtos entre os municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário