sexta-feira, 3 de maio de 2013

Recife será cidade-modelo em projeto de desenvolvimento sustentável da ONU

 


A Prefeitura do Recife firma, nesta terça-feira (23), às 19h, em Brasília, um convênio com a ONU-Habitat. O acordo, a ser assinado pela secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa e pelo Instituto Iclei, prevê a implantação do Urban Leds - "Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono em Países Emergentes". A capital pernambucana será cidade-modelo no projeto internacional de desenvolvimento sustentável.

O projeto visa garantir o desenvolvimento com o uso racional dos recursos naturais e menor emissão de gases de efeito estufa. No Brasil, além do Recife, apenas Fortaleza foi escolhida para se tornar modelo da iniciativa. No processo de seleção, o comitê avaliador do Iclei levou em conta questões referente ao perfil da cidade, crescimento urbano, quadro legal e, com maior peso no caso das cidades modelos, o potencial de resultados do projeto.

De acordo com a secretária Cida Pedrosa, o projeto apresentará à Prefeitura estratégias bem-sucedidas de desenvolvimento urbano com baixa emissão de carbono, mas adaptadas ao contexto local.

"O Urban Leds auxiliará a prefeitura na escolha, desenvolvimento e implementação de medidas sustentáveis para o desenvolvimento da cidade. O Iclei tem uma expertise de 20 anos nesta área e atuará como consultora na criação de metodologias, ferramentas e ações de mitigação aos efeitos causados pelas mudanças climáticas", explicou.
 

Entre as atividades previstas, está a realização do inventário de carbono da cidade e a capacitação de funcionários e gestores públicos. Além do Brasil, o projeto abrangerá cidades na Índia, Indonésia e África do Sul.

Como integra uma iniciativa global, o Urban Leds ainda prevê a criação de um sistema de redes informação entre as cidades participantes para que sejam compartilhadas experiências, conhecimento técnico, tecnologias, inovação, pesquisa e financiamento.

BRASIL AFORA - Em cada um dos países participantes, foram escolhidos até oito municípios para receber a iniciativa, sendo dois com status de cidade-modelo e o restante com o de cidade-satélite. No segundo grupo estão Belo Horizonte (MG), Betim (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário