quinta-feira, 2 de maio de 2013

Sebrae/PR auxilia planejamento estratégico de cooperativa de apicultores, no oeste do PR

 
A diretoria da Cooperativa Agrofamiliar Solidária dos Apicultores da Costa Oeste do Paraná (Coofamel) se reúne, no próximo dia 4 de maio, com consultores do Sebrae/PR para discutir e definir ações a médio e longo prazo. É o planejamento estratégico da entidade, que possui 129 apicultores associados. Planejar, de acordo com o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso, é essencial para qualquer tipo de negócio, inclusive para instituições cooperativas como a Coofamel. 

“Uma das principais dificuldades é fazer a instituição se enxergar como uma empresa. Mas isso é fundamental. Quando se faz um planejamento estratégico, o grupo gestor da cooperativa analisa, por exemplo, o ambiente, interno e externo; o mercado; faz projeções para objetivos; coloca as ações no papel e tem dados concretos para monitorar. Com o planejamento estratégico, a Coofamel estará pensando o que quer de cinco anos para frente”, explica o consultor. 

A visão de futuro é tão importante quanto ações em curto prazo, enfatiza Durso. “Tivemos uma primeira reunião de planejamento no dia 19 de abril e falamos muito sobre sonhos. Olhar para o futuro é sonhar, é pensar no que almeja e, aí então, definir os passos, o cronograma para chegar lá. E, em uma cooperativa, onde todos os cooperados são os ‘donos da empresa’, isso é ainda mais importante, uma vez que todos são os responsáveis pelo futuro da instituição”, analisa. 

O apicultor Pedro da Silva, presidente da Coofamel na gestão 2010/2013, diz que os produtores já têm algumas expectativas para o futuro, mas não estão propostas no papel. “Acredito que o planejamento estratégico vai nos ajudar a visualizar objetivos de forma mais clara. Vai ser o ‘combustível’ para o nosso negócio. Queremos, por exemplo, consolidar a comercialização de mel orgânico, ter capital de giro autossustentável, fomentar a venda para o mercado externo, dentre outras”, afirma. 

O planejamento estratégico, na visão do presidente da cooperativa, será extremamente importante para nortear os próximos passos, além de ser uma oportunidade de conhecimento e um desafio para o grupo. “Neste ano, nossa pretensão é trabalhar o mel orgânico, que já tem lançamento marcado para julho em uma feira orgânica. Já em 2014, a ideia é trabalhar com o mel de Jataí, uma abelha nativa, no qual também identificamos mercado”, acrescenta. 

Expectativas 

Segundo Eribert Libert Meyer, apicultor de Santa Helena e atual tesoureiro da Coofamel e o primeiro produtor a associar-se a entidade, se não houvesse a cooperativa seria difícil cada integrante fazer um planejamento próprio. “A Coofamel nos auxilia a melhorar nossa produção, com cursos; faz todo o envase do mel e derivados; além da ‘limpeza’ do mel in natura. Com o planejamento, vai ficar mais fácil tornar o mel minha maior fonte de renda”, prevê. 

O apicultor conta que também é pescador, mas sua pretensão é trabalhar exclusivamente com o mel. A produção, na propriedade de Eribert Meyer é de cerca de 3,5 mil quilos por safra e pretende, na próxima, atingir 4,5 mil quilos do produto. “Comecei com o mel em 1998 e hoje já tenho 160 caixas de abelhas, sendo que a média dos nossos produtores é de 70 caixas por propriedade. Meu sonho é aumentar minha renda com o mel.” 

Cooperativa 

A Coofamel foi fundada em julho de 2006 e reúne apicultores desde produtores, casas de mel, até unidades de beneficiamento do produto em quase todas as cidades da costa-oeste paranaense, além de Laranjeiras do Sul e Santa Catarina. Em 2012, a cooperativa beneficiou cerca de 100 toneladas de mel, tendo como principais compradores empresas do oeste paranaense, Curitiba, Londrina e até nos estados de São Paulo e Mato Grosso, além de vendas fracionadas em todo o território nacional. 

A sede da Cooperativa Agrofamiliar Solidária dos Apicultores da Costa Oeste do Paraná fica em Santa Helena, mas também possui unidades de beneficiamento do mel nas cidades de Marechal Cândido Rondon e Terra Roxa. Mais informações da Coofamel podem ser acessadas no www.coofamel.com.br ou solicitadas pelo telefone da cooperativa, que é o (45) 3268-2445.

Nenhum comentário:

Postar um comentário