segunda-feira, 20 de outubro de 2014

“Mato Grosso Criativo” inicia as atividades em Rondonópolis

 

Início das atividades do principal programa da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, em Rondonópolis, ocorrerá no Casario, onde funciona a Secretaria de Cultura
O programa visa à geração de negócios criativos a partir do saber local e o fomento à diversidade cultural e à inclusão social. Presente em 13 estados no Brasil, sendo Mato Grosso o segundo inaugurado, ocorrido em março deste ano. O Mato Grosso Criativo contará com quatro polos de atendimento, além da capital estará presente nas cidades de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres e Rondonópolis.
Em 23 de setembro, a Incubadora Mato Grosso Criativo iniciará oficialmente as atividades no Polo Rondonópolis com uma ação solene às 19h, que acontecerá na sede da Secretaria Municipal da cidade. O evento contará com representantes políticos, a classe artística da região e com atrações culturais. No dia 24 de setembro serão ofertados cursos, entre 8h às 18h dos editais abertos do Ministério da Cultura, proferido por Rômulo Fraga, coordenador em Mato Grosso do escritório da Representação Regional no Centro-Oeste do Ministério da Cultura. O atendimento será feito pela articuladora da Incubadora, Fernanda Gandes, com o suporte de toda equipe do escritório na capital.
O secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso, Fabiano Prates, informa que o Convênio ao iniciar as atividades em Rondonópolis atenderá uma importante região, celeiro de grandes manifestações culturais. “Esperamos que os empreendedores criativos da região adotem o MT Criativo e aproveitem as ofertas de capacitação, consultoria e assessoria que a equipe da Incubadora disponibilizará, assim, certamente negócios criativos serão fortalecidos e consolidados numa região de grande importância cultural”, afirma Prates.
O QUE SÃO AS INCUBADORAS?
As Incubadoras Brasil Criativo são espaços de oferta de qualificação, disponibilização de infraestrutura e geração de negócios para novos empreendimentos, contribuindo para a sobrevivência e crescimento destes durante os primeiros anos de atividades. Além disso, são espaços de convívio e interação multisetorial entre empreendedores e  agentes culturais, compartilhamento de experiências e fortalecimento de redes e coletivos.
São parceiros do programa, dentre outras instituições, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, Ministério do Turismo, as secretarias estaduais e municipais de Cultura, Sebrae, demais entidades do sistema S e universidades públicas.
ECONOMIA CRIATIVA
Segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) economia criativa é um conceito que trata da interface entre criatividade, cultura, economia e tecnologia em um mundo dominado por imagens, sons, textos e símbolos. Pode-se dizer que são processos que envolvam criação, produção, e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade, e o capital  intelectual como principais recursos produtivos.
De acordo com o MinC, por segmentos criativos entende-se: patrimônio material, patrimônio imaterial, arquivos, museus, artesanato, turismo, cultura popular, cultura indígena, cultura afro-brasileira, cultura alimentar, arte visual, arte digital, teatro, dança, música, circo, cinema e vídeo, publicações, mídias impressas e virtuais, moda, design e arquitetura

Nenhum comentário:

Postar um comentário