quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Após inauguração, usina de reciclagem vai gerar 500 empregos diretos


 
 
 
 
Durante visita na manhã desta sexta-feira (30) às obras da UTR (Unidade de Processamento de Resíduos Sólidos), localizada no bairro Dom Antônio Barbosa, o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP) reafirmou para maio a entrega da unidade, mês em que o lixão que funciona ao lado deve ser totalmente fechado. De acordo com o prefeito, o local vai gerar 500 postos de trabalho diretos. “Os trabalhadores passarão por um treinamento dado na Funsat (Fundação Social de Trabalho de Campo Grande e pela secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e de Cidadania”, ressalta.

Os funcionários serão divididos em três turnos, já que o serviço de separação de resíduos sólidos vai operar durante 24 horas. De acordo com o superintendente da Solurb, Élcio Terra, a obra está 70% concluída e até o momento já foram finalizados os prédios da administração e do refeitório. Hoje pela manhã os operários realizavam a pavimentação das vias que dão acesso aos diversos setores da UTR, como os galpões de armazenagem, pontos de descarga de material e balanças.

Também estão sendo feitas melhorias com drenagem, esgoto e parte elétrica. A UTR é composta de seis galpões, construídos para o processamento inicial de 60 toneladas de lixo por dia, espaço administrativo e operacional..

O prefeito Gilmar Olarte destacou que a obra trará benefício social e ambiental. “É uma obra que estava há muito tempo parada e pedimos que fosse acelerada. Os serviços estão em ritmo acelerado e se o tempo ajudar em breve a Unidade de Processamento dos Resíduos estará funcionando a todo vapor”.

O secretário de Infraestrutura, Valtemir Alves de Brito acompanhou o prefeito durante a visita.

Captação

A UTR vai ampliar, inicialmente, em 20% a captação de materiais recicláveis. Conforme a concessionária CG Solurb, cerca de 870 toneladas de lixo são recolhidas diariamente das residências da Capital, sendo que apenas seis toneladas são separadas para a reciclagem.

As obras da UTR, que estavam paradas desde 2012, foram retomadas em agosto do ano passado após lei nacional obrigar os municípios a fecharem os lixões a céu aberto. Na época, foi estimados que a obra custaria R$ 3 milhões e a usina entraria em funcionamento em janeiro deste ano, no entanto, esse prazo foi protelado. A UTR terá uma área de 1.200 metros quadrados com um pátio de 2 mil metros quadrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário