quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Cooperativas de Reciclagem e Sema iniciam planejamento da coleta

 
Após a incorporação da Coleta Seletiva à Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), no dia 30 de janeiro, o secretário Eduardo Matos está se reunindo com as Cooperativas de Reciclagem para planejar a coleta seletiva deste ano.  Nesta terça-feira, 3, estavam na Sema o representante do Ministério Público de Sergipe, inserido no Programa de Defesa Comunitária do Órgão junto aos cooperados, José Soares de Aragão Brito, os dirigentes das cooperativa Care  e Coores e o presidente da Central Recicle, Adriano dos Santos.
A finalidade da reunião foi começarmos a discutir sobre a coleta seletiva de 2015, porque agora todas as atribuições, que em breve, estarão com a Sema. Então, o fortalecimento da coleta seletiva é um ponto fundamental para  a proteção do meio ambiente, para  a redução de resíduos, principalmente na rede de drenagem, e para a sobrevivência de centenas de famílias. A Sema  está disponibilizando um pessoal de apoio para melhorar o planejamento  e fortalecimento das cooperativas. Esse é o nosso objetivo: fortalecer as cooperativas de coleta Seletiva, pontuou o secretário Eduardo Matos.
A Sema já vem se reunindo e unindo forças com as cooperativas desde 2013, quando foi criada. Para gerir da melhor forma os resíduos produzidos na capital, a Sema e Emsurb trabalharam juntas na ampliação do Programa de Coleta Seletiva, resultando em uma gestão integrada.
Em Aracaju o serviço de coleta seletiva era realizado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e agora passa para responsabilidade da Sema. O recolhimento de resíduos recicláveis é feito em alguns bairros e o maior desafio é sensibilizar a população sobre a separação correta dos resíduos, ou seja, o que é reciclável. Por isso, desde 2013 ações educativas foram iniciadas em alguns bairros que são geradores em potencial.
Este ano, a Sema continuará a sensibilização para abastecer os centros de triagens e garantir o sustento das cooperativas de catadores de material reciclável.
Nessa reunião a gente percebe o quanto está crescendo a parceria entre a prefeitura e as cooperativas de catadores de material reciclável. De forma responsável a prefeitura tem uma preocupação em nos ajudar. A Sema tem o intuito de firmar parceria conosco, Care e Coores, para que possamos profissionalmente nos estruturar. Dessa forma, iremos ter a condição necessária para realizar a  coleta seletiva em Aracaju. O secretário ainda colocou  à nossa disposição uma equipe de servidores da Sema para esse início, explicou o presidente da Central Recicle, Adriano dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário