sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Confira as dicas de consumo consciente emitidas pela Celpe para o verão

 
Devido ao aumento da temperatura no verão e as férias escolares, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) registra um aumento médio no consumo de aproximadamente 10% no período. Para alertar os consumidores, a concessionária emitiu uma série de orientações sobre uso eficiente dos equipamentos elétricos, principalmente de refrigeração, para evitar surpresas ao orçamento.

De acordo com a Celpe, cada grau centígrado a mais na temperatura ambiental implica em um aumento aproximado de 3% no consumo mensal de energia elétrica, o que equivale a um mês de consumo de uma cidade do porte de Caruaru, com população estimada pelo IBGE para 2013 de 337.416 habitantes. Aparelhos elétricos consomem mais quando o ambiente externo está mais quente, sem necessariamente haver mudança de hábitos. Porém, climatizadores e condicionadores de ar também não devem permanecer ligados por longos períodos. A orientação é ajustar o condicionador de ar para temperatura confortável (cerca de 23° C). A utilização do timer (temporizador) para evitar o funcionamento desnecessário do condicionador de ar ajuda na economia. Após a refrigeração do cômodo, o usuário pode recorrer a ventiladores para manter o clima agradável. Uma dica importante é promover com regularidade a manutenção e a limpeza desses equipamentos. Além de higiênica, a medida contribui para um desempenho mais econômico já que a sujeira acumulada no filtro dificulta a troca de calor e passagem do ar, exigindo mais potência e, consequentemente, maior consumo de energia.

A Celpe também alerta para as geladeiras. Quando em mau estado de conservação, os refrigeradores chegam a representar 30% do consumo de uma residência. Para evitar desperdício de energia, freezers e geladeiras devem ser instalados em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários. Outra orientação é observar periodicamente a borracha de vedação que, uma vez ressecada, é causa de um dos maiores desperdícios de energia.

No caso do chuveiro elétrico, o recomendável é colocá-lo na posição verão. Quanto mais baixa a temperatura da água, menor o consumo de energia. Os fornos e os ferros elétricos somente devem ser usados quando necessário. É importante otimizar seus funcionamentos para aproveitar o calor, evitando desligar e reaquecer o equipamento com frequência.

Como o verão estimula as pessoas a promoverem encontros e comemorações, a Celpe lembra que, se for usar churrasqueiras e grelhas, a melhor opção é substituir os itens elétricos por modelos a carvão ou a gás. Também ressalta que o uso de aparelhos de som em alto volume resulta em maior gasto de energia. Para obter uma iluminação eficiente, as lâmpadas incandescentes devem ser substituídas pelas fluorescentes ou LED que economizam cerca de 80% de energia elétrica e têm durabilidade bastante superior às comuns. Para obter um consumo eficiente de energia e assegurar contas livres de inconvenientes, a Celpe aconselha o consumidor a ter atenção no momento da compra de eletrodomésticos. É importante optar por produtos que apresentam o Selo Procel – que indicam os aparelhos mais eficientes e que consomem menos energia.

Confira as dicas para economizar:

- Desligue o condicionador ou climatizador de ar tão logo o ambiente esteja resfriado
- Substitua os equipamentos de refrigeração de ambiente por ventiladores para manter o clima agradável
- Mantenha os aparelhos limpos para evitar que a sujeira acumulada exija mais esforço do equipamento e maior gasto de mais energia
- Freezers e geladeiras devem ser instalados longe do fogão e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários
- Observar a vedação da borracha da porta da geladeira.
- Coloque o chuveiro na posição verão
- Substituir churrasqueiras e grelhas elétricas por modelos a carvão ou gás
- Trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED
- Desligar as luzes de ambientes que não estão sendo utilizados
- Na hora de adquirir novos equipamentos, procurar os que apresentam selo Procel

Nenhum comentário:

Postar um comentário