terça-feira, 12 de julho de 2011

accor faz pesquisa sobre sustentabilidade na hotelaria

A Accor acaba de lançar a Earth Guest Research, uma plataforma de partilha de informação sobre temas sociais e ambientais, relacionados com a indústria hoteleira. O objectivo é contribuir para a evolução do sector, tornando as investigações e metodologias sobre desenvolvimento sustentável disponíveis para os operadores turísticos e para o público em geral. A primeira edição da pesquisa pioneira tenta descobrir as preocupações e expectativas dos hóspedes em relação ao tema.

O estudo, realizado pelo instituto francês de pesquisa de mercado IFOP, incluiu sete mil participantes, da Austrália, Brasil, China, França, Alemanha e Reino Unido, que passaram, no mínimo, uma noite numa unidade hoteleira entre Agosto de 2009 e Agosto de 2010. Os resultados, disponíveis o site da Accor, dão conta de que os mais interessados em desenvolvimento sustentável são homens jovens, em viagens de negócios, que frequentam hotéis de gama económica. No entanto, as mulheres não estão muito atrás neste tipo de preocupações, sendo que são menos porque são em menor número quando se fala em mundo dos negócios. A gama económica de hotéis também é a privilegiada no perfil devido, sobretudo, à idade dos seus visitantes.

Além disso, a pesquisa concluiu que há um consenso global sobre água, energia e resíduos, sendo que os clientes brasileiros demonstram especial atenção para com o desenvolvimento local e os chineses com a saúde e o bem-estar. Numa questão de resposta fechada, os hóspedes identificaram o combate ao turismo sexual infantil como a prioridade máxima da indústria hoteleira, o que revela que os clientes estão especialmente atentos a acontecimentos externos relacionados com a actividade directa do hotel.

Os participantes da pesquisa projectaram as ONGs e as organizações internacionais para o último lugar da escala de responsabilização do desenvolvimento sustentável. Esta atitude revela que o tempo de promover consciencialização e a mobilização na acção chegou ao fim, devendo agora dar lugar a medidas activas por parte dos clientes. Na França, Alemanha e Brasil, os inquiridos assumem que são os principais responsáveis pelo desenvolvimento sustentável, a par do governo. Já na Austrália e no Reino Unido, apenas 50% acredita na responsabilidade individual.

Sete em cada dez hóspedes afirmaram ainda preferir um hotel responsável, mesmo pior localizado ou ligeiramente mais caro. Apesar de 51% desejar que o seu quarto estivesse à temperatura correcta no momento da chegada, 93% não se importa de o ajustar manualmente, mesmo que para isso tenha de aguardar alguns minutos. Desde que a sua opinião seja ouvida e possam ter um papel activo no processo, os hóspedes não se importam de sacrificar algum conforto em prol do ambiente. No entanto, 66% não espera que isso aconteça, uma vez que o desenvolvimento sutentável já não é encarado como sacrifício ou associado a uma oferta de menor qualidade.

Tendo em conta os resultados deste estudo, a Accor revelará a sua nova estratégia de desenvolvimento sustentável no próximo Outono