terça-feira, 12 de julho de 2011

ILHA COMPRIDA IMPLANTA PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Aqui, se tem o homem e a natureza juntos. Essa é a essência do desenvolvimento sustentável. Estamos pensando no presente e no futuro ao mesmo tempo”, disse o professor doutor Bruno Padovano, do NUTAU- USP
Ilha Comprida- Professores doutores do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da USP (NUTAU) apresentaram na segunda-feira 13/06 , à comunidade, vereadores e lideranças, os objetivos e o cronograma do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) da Ilha Comprida/2040, documento que será elaborado a partir de agosto, a pedido da Prefeitura.


O prefeito Décio Ventura entende que o PEDS está num contexto oportuno de definição estratégica das vocações, perspectivas e desafios da Ilha Comprida, com olhos no presente e no futuro. Também é um momento de planejamento e revisão de conceitos:“Quem vai escolher a cidade que a gente quer é a comunidade. Isso é política pública e pode levar o tempo de uma geração. Por isso, não podemos errar. Vamos trabalhar com estratégias que levam em consideração o conhecimento científico com a sabedoria das comunidades para caminharmos de forma planejada e termos um lugar melhor para viver”.

Em sua apresentação no auditório da Escola Meu Recanto, o coordenador científico do NUTAU, Bruno Roberto Padovano, destacou que a Ilha Comprida, diferente de muitos municípios litorâneos, ainda conserva grande parte de sua natureza intocada: “A Ilha é uma obra prima da natureza, um santuário que precisa de um modelo que concilie o desenvolvimento urbano, o processo vivo de crescimento, com a conservação do meio ambiente. Aqui, se tem o homem e a natureza juntos. Essa é a essência do desenvolvimento sustentável”.

O conhecimento científico a favor das comunidades

Segundo o professor, as pesquisas não podem se limitar aos quatro cantos da universidade. “Elas precisam ser aplicadas, testadas, aprimoradas pelo conhecimento nato das comunidades, para voltar à universidade em forma de conhecimento”. Padovano afirmou que tais medidas e diretrizes devem respeitar os princípios da APA e suas intervenções preservacionistas e conservacionistas.

Com prazo de seis meses para ser finalizado, o PEDS consiste na avaliação ambiental dos meios físico, biótico e antrópico da Ilha, diagnóstico ambiental, projeto conceitual e zoneamento paisagístico ambiental, infraestrutura, geração de energia alternativa e outras análises. “Teremos documentos bem ilustrativos e produtos técnicos para que se possa mostrar esse trabalho para outras instâncias atraindo apoio do governo e da iniciativa privada. Uma vez que se sabe o que se quer, se faz.”, explicou o professor Padovano.

O paisagista Sydnei Linhares, que compõe a equipe de trabalho como consultor, afirmou que a Ilha Comprida reúne todas as condições de trilhar um novo caminho no desenvolvimento sustentável e se transformar no “jardim do litoral paulista”. O professor doutor Wilson Jorge afirmou que a condição ecológica do meio ambiente é fundamental porque nele repousa as qualidades que a Ilha tem para o seu desenvolvimento.