terça-feira, 12 de julho de 2011

A SUSTENTABILIDADE DA FIAT

A Fiat investe em um modelo sustentável de negócios. Atualmente , 99% dos veículos vendidos pela Fiat no mercado brasileiro são equipados com motores flex, que permitem o uso simultâneo de etanol e de gasolina, em qualquer proporção, contribuindo para a redução das emissões atmosféricas. Além de produtos mais amigáveis ao meio ambiente, a Fiat desenvolve processos mais inteligentes e adota parâmetros mais rigorosos firmes em relação à conservação ambiental, com um investimento que supera a marca de US$ 120 milhões aplicados nos últimos 20 anos em tecnologias e projetos para preservação e melhoria do meio ambiente.


Um dos mais recentes resultados do Sistema de Gestão Ambiental da Fiat foi a elevação de 92% para 99% do índice de recirculação da água utilizada no processo industrial, devido à incorporação de tecnologia de filtração dos efluentes por membranas biorreatoras. A Fiat também vem incorporando soluções ambientais em todas as obras de expansão de capacidade produtiva, como a utilização de iluminação e ventilação naturais nos novos galpões, reduzindo o consumo de energia elétrica, e a automação da área de pintura, com redução de emissões atmosféricas.


Como resultado dos investimentos no Sistema de Gestão Ambiental, a geração de resíduos sólidos na produção foi reduzida em mais de 40% desde 1990, enquanto o índice de reciclagem dos resíduos foi elevado de 70% para 92% na estação de tratamento de resíduos denominada Ilha Ecológica.


Além disto, Fiat Automóveis está substituindo a utilização de derivados de petróleo na construção de bancos para automóveis. Todos os veículos já saem de fábrica com 5% de Biofoam, polímero vegetal que não compromete durabilidade nem o desempenho dos componentes.



Responsabilidade Social


A Fiat tem vocação cidadã e valoriza seu relacionamento com a comunidade. O Programa Árvore da Vida ajuda a resgatar a dignidade e autonomia de milhares de pessoas e está dividido em quatro vertentes: Jardim Teresópolis, Voluntariado, Capacitação Profissional e Parcerias, nas quais estimula o protagonismo e a participação ativa dos beneficiados em todo o processo de desenvolvimento e transformação.


Uma das ações de maior destaque é o Programa Árvore da Vida – Jardim Teresópolis, que já envolveu em suas ações mais de 14 mil pessoas, em programas educacionais, de formação cidadã, artística, esportiva, de capacitação profissional e empreendedora.


A Fiat também impulsiona o Movimento Nossa Betim, uma iniciativa conjunta de cidadãos , empresas, universidades e organizações, para pensar e propor novos caminhos para o desenvolvimento sustentável da cidade em que está instalada