terça-feira, 12 de julho de 2011

natura investe em nova fábrica em belém

A Natura lançou ontem , em Belém, o “Programa Amazônia”, que pretende – entre outras iniciativas - criar um Centro de Conhecimento em Manaus e uma nova fábrica da empresa, no município de Benevides. O programa tem um comprometimento até 2020.

A ação se baseia em três grandes iniciativas: ciência, tecnologia e inovação; cadeias produtivas sustentáveis e fortalecimento institucional. “O programa nasceu da necessidade de ver a região amazônica como um potencial para o desenvolvimento do país”, afirmou Luciana Villa Nova, gerente de sustentabilidade da Natura. O objetivo é gerar novos negócios, criar propostas de desenvolvimento sustentável para a região.

O programa deve ainda gerar novas oportunidades de trabalho e renda. No próximo ano, Benevides terá a fábrica da empresa expandida. A unidade, que existe no local desde 2007, será instalada em uma nova área. Atualmente a fábrica é responsável pela fabricação de óleos vegetais e de toda a massa de sabonete utilizada pela empresa. Com a expansão, o produto será finalizado no próprio município.

A empresa quer estimular a formação de uma rede de produção com comunidades agroextrativistas e com produtores. A previsão é envolver de 10 a 12 mil famílias agroextrativistas até 2020. A Natura ainda pretende desenvolver o conhecimento sobre e na Amazônia, estimulando o desenvolvimento de pesquisas. Para isso, pretende criar uma rede entre universidades e pesquisadores.