terça-feira, 12 de julho de 2011

BANCO SANTANDER ENTRA NO RAMO DO MERCADO DE CRÉDITOS DE CARBONO

O Santander firmou acordo de investimento para aquisição de uma participação acionária minoritária no Greenvana, por meio de uma operação proprietária de private equity. A plataforma de negócios Greenvana abrange o comércio eletrônico de produtos sustentáveis, geração de conteúdo e site de busca especializado, entre outras iniciativas. Os próximos projetos envolverão a comercialização de créditos de carbono para pessoas físicas, além da atuação nos setores de construção e de cultura.


Em menos de seis meses de atuação, a página da empresa no Facebook atingiu resultados surpreendentes: é a maior do país entre todas as empresas de varejo, com mais de 240 mil fãs e a maior do mundo entre as empresas focadas em sustentabilidade, quando mensuradas por interações. "Essa iniciativa reforça o compromisso do Santander em colaborar com o desenvolvimento sustentável do país. Nossa proposta é ir além da adoção das boas práticas. Consideramos a sustentabilidade como um fator estratégico, que deve pautar o nosso jeito de fazer negócios e atender cada vez mais as demandas da sociedade", disse Luiz Cantídio Júnior, diretor de Equity Investment do Santander, acrescentando que o Greenvana vai agregar valor a atuação da instituição financeira neste setor, que já abrange diversas frentes como educação, meio ambiente e produtos como financiamentos e fundo de investimentos.


- Com esta sociedade, vamos tangibilizar nossa atuação no mercado de produtos de consumo sustentável, voltado tanto para pessoas físicas quanto para empresas.


Os resultados desta sociedade impactarão grande parte dos 10 milhões de clientes pessoa física e os mais de 500 mil empresas clientes do Santander, ávidos por soluções sustentáveis. Um exemplo disso são as linhas de financiamento para consumidores e para empresas fornecedoras do Greenvana. Ofereceremos as linhas de CDC Sustentável e Capital de Giro Sustentável para empresas, que já estão disponíveis para clientes do Santander, além do cartão de crédito e outros serviços.


O Greenvana desenvolveu a EcoStore, que comercializa atualmente mais de 2.000 produtos sustentáveis nacionais e importados, abrangendo desde itens para casa até cosméticos, artigos de moda e de bem estar. Entre os destaques estão carregadores para celular, mochilas e luminárias que usam energia solar, roupas de algodão PET e as chamadas eco laundry balls, que substituem o sabão ou detergente para máquinas de lavar. Os produtos passam por avaliação de especialistas e são identificados por 14 selos distintos, entre eles: biodegradável, reciclável, reciclado, energia limpa, não testado em animais etc.


Para Marcos Wettreich, presidente do Greenvana, "a sustentabilidade é uma necessidade. Os brasileiros precisam de alternativas responsáveis e cada vez mais empresas querem oferecer alternativas de consumo sustentável.". E acrescentou que o "Greenvana veio preencher esta lacuna e irá procurar e oferecer os melhores produtos e serviços com diferenciais de menor impacto ambiental, como nas áreas de eficiência energética, economia de água ou utilização de energia limpa. Queremos ensinar e incentivar que as pessoas e as empresas possam incorporar cada vez mais atitudes ecologicamente corretas em seu dia-a-dia".