terça-feira, 12 de julho de 2011

LITORAL CATARINENSE TEM PLANO DE TURISMO SUSTENTÁVEL

Na noite da última quarta-feira (29) um importante passo foi dado para que haja avanço no projeto de Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS) na Zona Costeira, desenvolvido pela Empresa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O planejamento, que vem sendo feito na região desde meados de 2009 e que pretende desenvolver municípios turística e economicamente valorizando a cultura, as tradições, a agricultura e a pesca, foi apresentado ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur), de Balneário Camboriú.
A entidade manifestou total apoio ao projeto, que unirá os municípios de Porto Belo, Bombinhas, Itapema e Balneário Camboriú em um novo produto turístico, com ênfase na sustentabilidade de pequenas comunidades.
Os encontros que esclareceram o DTS da Zona Costeira (que é desenvolvido também no sul do Estado na região de Laguna) iniciaram em meados de 2009 com oficinas de capacitação para membros do trade do turismo, principalmente secretarias municipais, associações, técnicos de turismo e pequenos produtores, tanto no ramo da gastronomia, quanto em artesanato, pesca artesanal, e motivadores da cultura e história de cada cidade. Segundo explica o técnico regional da Epagri, Sérgio Luiz Tagliari, que apresentou o DTS na reunião do Comtur, a estratégia já se encontra em fase avançada de pesquisa, troca de experiências e identificação das necessidades de cada região. "É necessário criar produtos importantes para o turista, que venham de encontro ao desenvolvimento sustentável da região, através da valorização da arte, ecologia, das tradições de cada comunidade".
Jorge afirma que é importante oferecer algo a mais ao visitante, além do sol e do mar. "Temos pesca artesanal, maricultura familiar, produções ecológicas, artesanato organizado, manifestações culturais, culinária típica, casarios e igrejas antigas, turismo comunitário, e tantos outros diferenciais que podem impulsionar econômica e turisticamente nossa região", detalha.
O DTS é um projeto que deve ser aproveitado, na opinião do secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva. "Temos que criar esse roteiro histórico-cultural, pois precisamos alternativas de impulsionar o turismo o ano inteiro. Devemos apresentar opções sustentáveis de turismo, mas também lembrarmos de preservar nossos produtores e identidade cultural", analisa o dirigente, lembrando dos excessos que acontecem em vários setores, como a pesca predatória e a possível extinção de atividades, que por enquanto ainda são realizadas também em Balneário, a exemplo da produção de farinha de mandioca, em um engenho de Taquaras. Por isso, a Secretaria de Turismo está em esforço conjunto com os coordenadores do plano DTS, para que sejam trazidos para a cidade eventos que venham a discutir o projeto da Epagri, como um seminário de desenvolvimento sustentável entre países latinos ou a feira territorial, agendadas para o final deste ano.

Workshop Trade 2011
O projeto de divulgação turística regional, Workshop Trade 2011, também foi apresentado na reunião do Comtur. As divulgações iniciam no dia 13 de julho, com a exposição da Costa Verde e Mar através de 35 parceiros no Salão de Turismo em São Paulo. Entre os parceiros estão a Santa Catarina Turismo (Santur), a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Sectur), o Consórcio da Costa Verde e Mar (Citmar) da Associação dos Municípios (Amfri), o parque Beto Carrero World, a Prefeitura de Itapema, o Parque Unipraias, além de hotéis, pousadas e outros segmentos do trade, com o gerenciamento e parceria do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau (BC Com Vida) e do Sindicato dos Hotéis e Similares (Sindisol).
Segundo explicou o diretor de Turismo da Sectur, Ademar Schneider, o projeto de 2010 foi um verdadeiro "sucesso". "Tivemos um grande respaldo da imprensa, dos operadores e agências de viagens, das cidades e embaixadas que nos receberam, e tudo isso se reverteu em desenvolvimento do nosso turismo, principalmente dos equipamentos parceiros. Este ano estaremos fazendo o trabalho também no Brasil, que é o diferencial, além de aumentarmos as etapas de três para nove", complementou, citando a divulgação em cidades como Buenos Aires, Santiago, Corrientes, Belo Horizonte, Uberlância, São Paulo, entre várias outras.

Estudo de Competitividade
Com 27 páginas, o Estudo de Competitividade Turística de Balneário Camboriú, elaborado pelo Grupo Gestor do destino indutor, foi entregue na reunião do Conselho Municipal de Turismo. O documento, que tem como objetivo permitir que o destino estudado utilize suas informações para medir a sua eficiência na atividade turística e auxiliar na evolução do setor, foi repassado à presidente da entidade, Olga Ferreira, pelas mãos de Margot Rosenbrock Libório, membro do GG