sábado, 24 de setembro de 2011

CIDADE DE FATIMA DO SUL TENTA SE ADEQUAR AO NOVO PLANO DE RESIDUOS SOLIDOS

Durante osdois dias da realização da 1ª audiência pública reunindo a região Centro-Oesteocorrida em Campo Grande,Glória de Dourados esteve representada pela Divisão Municipal de Meio Ambiente(DIMA), através dos servidores, Maria Aparecida Furtuoso Gomes e Horácio YutakaKuraoka. O evento foi organizado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceriacom o governo do Estado, por meio das Secretarias Estaduais de Estado eHabitação e das Cidades (SEHAC) e do Meio Ambiente, Planejamento, e da Ciênciae Tecnologia (SEMAC), com apoio de diversos parceiros.

O PlanoNacional de Resíduos Sólidos (PNRS) prevêem diretrizes e metas para oaproveitamento energético, eliminação e recuperação de lixões, redução,reutilização e reciclagem, entre outros. A versão preliminar do PRNS foielaborada pela Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, tendopor base o diagnóstico da atual situação dos resíduos sólidos no Brasil,realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), e os debatesrealizados no âmbito do Comitê Internacional, formado por 12 ministériosrelacionados com o setor.

O Planomantém estreita relação com os Planos Nacionais de Mudanças do Clima (PNMC), deRecursos Hídricos (PNRH), de Saneamento Básico (Plansab) e de Produção eConsumo Sustentável (PPCS). Apresenta conceitos e propostas que reflete ainterface entre diversos setores da economia, compatibilizando crescimentoeconômico, preservação ambiental, com desenvolvimento sustentável e inclusãosocial.

O Plano,conforme previsto em lei, tem vigência por prazo indeterminado e horizonte de20 anos, com a atualização a cada quatro anos, e compreendem o diagnóstico dasituação atual dos resíduos sólidos, cenários, metas, diretrizes e estratégiaspara o cumprimento dessas metas. A periodicidade das metas foi definida paracoincidirem com os prazos do Plano Plurianual (PPA) da União, quando estãoprevistas as revisões deste Plano.

O município de Glória de Dourados, na administração do prefeito Arceno AthasJúnior, procura desenvolver projetos no sentido de amenizar o problema do lixoorgânico e reciclável. O município implantou a Coleta Seletiva, onde todos osmoradores da zona urbana recebem sacos plásticos para armazenarem osconsiderados lixos recicláveis. No município, também está em andamento oprojeto da Destinação Final de Resíduos Sólidos, o chamado Aterro Sanitário. Oterreno já foi adquirido e o município dispõe de autorização para a suainstalação, através da Licença de Instalação (LI) expedida pela FundaçãoNacional de Saúde (Funasa).

Para esteprojeto do Aterro Sanitário, a Funasa está financiando R$ 689 mil, mais acontrapartida do município. Este depósito receberá somente os materiaisdescartáveis e de origem orgânica. O município de Glória de Dourados aindadesenvolve o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Colônia (CIDECO),com a participação de sete municípios da região, com objetivo exclusivo deequacionar de vez o problema do lixo orgânico, não somente em Glória deDourados, mas também nos municípios consorciados.