sábado, 24 de setembro de 2011

TURISMO DE BASE COMUNITARIA

Agência de viagens paulistana promove roteiros pela região amazônica tendo comunidades ribeirinhas como anfitriãos
A Turismo Consciente é pioneira em promover Turismo de Base Comunitária na Amazônia proporcionando viagens inesquecíveis e geração de renda aos ribeirinhos.

A exuberância da natureza em diversas cidades brasileiras é atrativa para milhares de turistas domésticos e internacionais que todos os anos lotam praias, montanhas e selvas. Mais do que movimentar a economia local, o turismo – quando praticado de maneira organizada – pode valorizar o povo e a cultura garantindo a manutenção de valores mesmo com a influência externa.

O Turismo de Base Comunitária (TBC), regulamentado pelo Ministério do Turismo em 2008, é hoje umas das formas de promover o desenvolvimento sustentável em regiões turísticas com a participação direta das comunidades. A agência paulistana Turismo Consciente atua neste segmento desde 2009 levando turistas para a região amazônica com o diferencial de ter os ribeirinhos como os principais guias da viagem.

A premissa do TBC é que os visitantes sejam inseridos na rotina da comunidade local onde, suas atividades como: caça, pesca, culinária, rituais religiosos, artesanato e outras, façam parte do roteiro. Os próprios comunitários são responsáveis por prover a hospedagem, a alimentação e o lazer aos turistas que chegam em pequenos grupos e tem todos os serviços necessários para uma boa estadia. Através do turismo comunitário de base é possível que a própria comunidade tenha o controle sobre o seu desenvolvimento, já que será a responsável por todo o planejamento das atividades e infraestrutura disponível ao turista.

Segundo Maria Teresa Meinberg, fundadora da agência Turismo Consciente, o Turismo de Base Comunitária defende as comunidades da especulação imobiliária, pois preserva as características principais das construções e não há necessidade de grandes empreendimentos hoteleiros para receber os turistas, promove o aumento da renda para ribeirinhos que na maioria das vezes usam seus produtos agrícolas como moeda de troca, auxiliando na compra de suprimentos básicos como remédios e ítens de primeira necessidade por exemplo.

A Turismo Consciente atua com projetos deste tipo na Vila do Pesqueiro, na Ilha do Marajó (PA) e em comunidades do Rio Negro, Alter do Chão e Belém.

Por serem comunidades carentes, o grande desafio do turismo comunitário de base é criar e fomentar uma reestruturação na recepção dos viajantes, ampliar a visão dos lideres comunitários para que cada membro daquela comunidade possa fazer parte de uma união que poderá mudar a maneira de pensar sem mexer nas tradições, aliando profissionalismo nas acomodações e expectativas culturais renovadas.

Turismo Consciente, pioneira no segmento de turismo comunitário na Amazônia. Atualmente divulgamos e comercializamos mais de dez roteiros de turismo sustentável na região amazônica brasileira. [ www.turismoconsciente.com.br ].