domingo, 25 de setembro de 2011

GOVERNO DO PARA REUNE PARCEIROS CONTRA O DESMATAMENTO

Na busca pelo desmatamento zero e para alcançar uma atividade produtiva sustentável, além da adesão do maior número de municípios paraenses para o Programa Municípios Verdes, o governo estadual juntou no mesmo evento os dirigentes dos institutos de pesquisa, universidades e de toda a área tecnológica local para a apresentação do programa, lançado oficialmente em março.

A intenção do poder público é aglutinar o conhecimento com tecnologia da região em parceria do Estado com os municípios, setor produtivo e sociedade civil organizada. O modelo a ser seguido é o do município de Paragominas, no nordeste paraense, que ostentou durante décadas altos índices de desmatamento e em três anos de reação já conseguiu este ano o título pioneiro no Pará de município verde, conseguindo reduzir em 86% o desmatamento, a partir de programa liderado pelo prefeito Adnam Demacki, em parceria com institutos de pesquisa, produtores e sociedade civil.

A apresentação do programa foi feita pela secretária de Estado de Meio Ambiente, Teresa Cativo, e pelo secretário especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa, aos reitores das universidades federais do Pará e aos diretores dos institutos de pesquisas federais, além do Ministério Público Federal, em reunião na Universidade Federal do Pará (UFPA).

SUSTENTABILIDADE

“Vivemos a era do conhecimento. Sustentabilidade só terá sucesso com a participação do Estado”, afirmou o reitor da UFPA, Carlos Maneschy. Ele abriu a reunião, ressaltando que o Pará continua no regime de exploração de matéria-prima de suas riquezas, assim como no século passado, só mudaram os produtos.

O reitor enfatizou que permanece o mesmo modelo de exploração, de concentração de riqueza, onde 20% da população local continuam abaixo da linha de pobreza. “Isto é insustentável socialmente”. Para Maneschy, é preciso um Estado forte, empresariado pujante e de outro lado institutos de pesquisa e universidades com possibilidade de mudar esse panorama, envolvendo também a sociedade civil organizada.

A secretária de Meio Ambiente reiterou as palavras do reitor da UFPA, ressaltando que não existe desenvolvimento sustentável convivendo com altos índices de pobreza. Teresa Cativo mostrou que 23% da área territorial do Pará já sofreram alteração, mas que é preciso reagir para continuar crescendo, mas com sustentabilidade. “O Estado tem que produzir preservando”.

Uma das medidas anunciadas para assegurar o sucesso do Programa Municípios Verdes será a implantação do Sistema de Gestão Ambiental e do Instituto de Águas e Mudanças Climáticas, que junto com os municípios, possibilitará uma gestão integrada da política ambiental. Os dois projetos estão em fase de elaboração para serem enviados ao Legislativo para aprovação da matéria.

ITENS DO PROGRAMA

- O governo será responsável pela implantação do Programa Municípios Verdes, mas os municípios serão corresponsáveis por seu desenvolvimento sustentável;

- Será uma gestão ambiental compartilhada entre governo federal, estadual e municípios;

- Os municípios que aderirem ao programa terão que liderar um movimento junto ao setor produtivo e desenvolver atividades de preservação ambiental, recuperação de áreas degradadas, melhoria da qualidade de vida da população, qualificação de mão de obra e geração de emprego e renda, entre outras medidas;

- Quase 100 municípios já assinaram a adesão ao programa;

- Programa trabalhará ainda em parceria com ONGs, escolas, institutos de pesquisa e outras entidades da sociedade civil.