sábado, 24 de setembro de 2011

PRODUTORES DO SERTAO CONHECEM PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL

Produtores do Sertão vão conhecer metodologia
O método de Desenvolvimento Rural Sustentável vai beneficiar 600 criadores através do APL Ovinocaprinocultura
Nesta quarta feira, a partir das 9h, na sede da prefeitura de Carneiros, produtores rurais inseridos no Arranjo Produtivo Local (APL) Ovinocaprinocultura, Programa coordenado pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande) em parceria com o Sebrae Alagoas, estarão participando de um seminário para conhecer a Metodologia de Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com Reginaldo Guedes, gestor do APL, o propósito do encontro com os produtores da região do Alto Sertão alagoano é difundir a metodologia DRS com foco na ovinocultura e caprinocultura e evidenciar que quem vai gerir o projeto é a Cooperativa dos Pequenos Produtores de Animais de Santana do Ipanema (Coopasil). “Este será nosso primeiro encontro com produtores do Alto Sertão e nossa meta é apresentar o DRS ainda em mais nove cidades da região”, afirma Reginaldo.

Segundo o gestor do APL Ovinocaprinocultura, a iniciativa do governo de Alagoas e do Sebrae/AL visa atender os produtores rurais para que se tenha melhoria de renda, orientação técnica e canais de comercialização confiáveis dos produtos.

Reginaldo Guedes esclarece ainda que a finalidade do governo é fortalecer o desenvolvimento do território do Alto Sertão de Alagoas e dos municípios envolvidos no DRS – Desenvolvimento Regional Sustentável e APL - Arranjo Produtivo Local de Ovinocaprinocultura, através do apoio às atividades de agregação de valor à produção desse segmento econômico, com foco na agricultura familiar.

A metodologia de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) prevê ainda aplicação de recursos, por meio de linhas de financiamento pelo Banco do Brasil, orientando os produtores rurais para que eles consigam quitar o financiamento, baixando assim o número de inadimplência dentro do território para que ele possa ser sustentável.

Reginaldo Guedes informa ainda que nos próximos seis meses será lançada carta consulta via Banco do Brasil, com aporte financeiro – não reembolsável – de R$ 130 mil para os nove municípios incluídos dentro do projeto: Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, Ouro Branco, Maravilha, Dois Riacho, Olivença, São José da Tapera e Carneiros.

Na sexta feira (23), na sede da secretaria municipal de agricultura, uma nova reunião acontecerá com os produtores de São José da Tapera.