sábado, 24 de setembro de 2011

TEREZINA COM TURISMO SUSTENTAVEL

Prefeitura apresenta plano para desenvolver turismo em audiência
O objetivo é ampliar a participação do setor turístico na economia municipal. Audiência ocorrerá no Sebrae
Com o propósito de validar o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) realizará audiência pública nesta terça-feira (20), a partir das 8h, no auditório do Sebrae-PI. O plano tem como objetivo ampliar a participação do setor turístico na economia municipal, diversificando a oferta turística.


O PDITS integra o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR) e contribui para aumentar a capacidade de competição dos destinos turísticos brasileiros, consolidando a política turística nacional, por meio de gestão pública descentralizada participativa em cooperação com os diferentes níveis da Administração Pública (federal, estadual e municipal). O PDTIS proporciona à população a inclusão produtiva e o incremento de renda, respeitando os preceitos do desenvolvimento local sustentável.






"Teresina tem atraído cada vez mais eventos de caráter técnico, científico e comercial, o que favorece o aumento do turismo de negócios existente. Além disso, é um importante centro comercial com pólo de saúde crescente", afirma o coordenador de Turismo da Semdec, Filomeno Montanha.


O desenvolvimento do turismo de negócios favorece o crescimento de outros, como o ecoturismo, já que Teresina conta com parques ambientais regulamentados e preservados, com potencial de visitação turística e de estruturação de trilhas, roteiros integrados para conhecimento da flora e fauna local, entre outros atrativos. O PDITS foi elaborado através de oficinas coordenadas pela Semdec junto com outros órgãos do poder público municipal e mediadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o apoio técnico e financeiro do Ministério do Turismo.


Foram convidadas para a audiência instituições públicas do âmbito municipal, estadual e federal, instituições de ensino superior, trade turístico, associações de classe, entre outros. "O turismo é um setor complexo, pelo fato de se relacionar com outras atividades e ter um caráter transversal, daí a necessidade de envolver diferentes instituições, para que possamos ter informações de toda a estrutura da cidade, oferecendo mais qualidade aos serviços", finaliza o secretário da Semdec, Alexandre Magalhães.


|