sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Conferência em Nova Frigurgo discute desenvolvimento sustentável


 


Terminou nesta terça-feira, em Nova Frigurgo, a 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidária, que teve como objetivo discutir desenvolvimento rural sustentável da cidade da região serrana Fluminense.
A Conferência, promovida pela prefeitura local através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, reuniu autoridades, representantes de comunidades, agricultores familiares e produtores rurais do município.
A abertura oficial da conferência contou com a presença do prefeito Rogério Cabral, do superintendente federal de Agricultura no Estado do Rio de Janeiro, Bernardo Ariston, dos vereadores Alcir Fonseca e Francisco de Barros, e do subsecretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Isaías Martins.
Em discurso, Rogério Cabral salientou que o município se destaca no estado do Rio de Janeiro na produção de flores de corte, couve-flor e morango, mas que a agricultura familiar de Nova Friburgo, como um todo, é motivo de orgulho.
O prefeito aproveitou, ainda, para ressaltar a importância da agricultura para o município e parabenizou a organização do associativismo entre os produtores rurais de Nova Friburgo. Ao todo, a cidade conta com 33 associações de produtores, instituídas conforme o segmento de produção.
Dando início aos trabalhos da conferência, os participantes foram divididos em grupos para tratar de quatro eixos gerais: “Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental do Brasil Rural e Fortalecimento da Agricultura Familiar em Agroecologia”, “Reforma Agrária e Democratização do Acesso a Terra”, “Abordagem Territorial como Estratégia de Desenvolvimento Rural e Promoção da Qualidade de Vida” e “Gestão e Participação Social”. Além dos eixos gerais, foram abordados os eixos transversais “Autonomia das Mulheres Rurais”, “Autonomia e Emancipação da Juventude Rural” e “Promoção do Etnodesenvolvimento”.
Após a apresentação dos relatórios propostos pelos grupos de trabalho e a aprovação do documento final da Conferência, foi feita a escolha dos delegados para participarem da Conferência Intermunicipal Serrana, a ser realizada no próximo dia 6, na CEFFA Rei Alberto I, em Salinas.
Também participaram da 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidária: José Carlos Siqueira (secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural), Renato Linhares de Assis (chefe do Núcleo de Pesquisa da EMBRAPA-NF), Afonso Henrique de Albuquerque Junior (chefe do escritório local da EMATER-RIO) e Dalva Brust (presidente da Associação Rural Legal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário