sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Evento discute possibilidades de negócio geradas pela indústria do lixo

   
   

 

 

     
     
    O setor de lixo movimenta cerca de 20 bilhões de reais no país e alimenta uma cadeia econômica que deve crescer ainda mais com a exigência legal para a destinação ambientalmente adequada de detritos. Os desafios e possibilidades para este mercado estarão em debate no 4º Fórum de Resíduos Sólidos, evento que a VIEX promoverá nos dias 13 e 14 de agosto, em São Paulo. Executivos de indústrias, empresários, além de representantes de governos municipais e estaduais, analisarão as possibilidades e os desafios enfrentados pelos investidores.
    "As possibilidades de negócio se tornam cada vez mais evidentes. A cidade de São Paulo, por exemplo, gera cerca de 12 mil toneladas de lixo por dia e as opções de destinação dos resíduos se fortalecem. O mercado ganha peso com a entrada e expansão dos investidores", afirma o diretor da VIEX Americas, Davi Faria. "Notamos uma movimentação com os desdobramentos do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Bancos criaram fundos específicos para esse setor, novos empresários emergem no mercado e os hábitos da cadeia passam por um processo de reavaliação. O fórum tem como missão debater os rumos dessa indústria e apontar as diretrizes para os próximos anos".
    O painel de abertura do evento traçará um panorama do setor e abordará as políticas públicas e incentivos fiscais, além de analisar as possibilidades para a economia verde e parcerias com entidades do terceiro setor. O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, será um dos oradores, ao lado de especialistas do Instituto Lixo Zero Brasil, Instituto Pólis, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), ABETRE e ABRELPE.
    A logística reversa é outro tema de destaque do fórum. Representantes das principais associações dos setores envolvidos - ABINEE, ABIVIDRO, ABILUMI e inPEV - e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior discutirão os arranjos dos acordos setoriais de logística reversa, e um caso de sucesso será apresentado pelo Sindirrefino com a experiência pós-consumo dos óleos lubrificantes. Já no painel gestão de resíduos nos municípios, ABRELPE, Envac Brasil, Ministério Público do Estado de São Paulo e MHM Advogados analisarão as possibilidades para reutilização e comercialização de resíduos e apresentarão soluções adotadas em diversas regiões.
    O encontro terá ainda painéis sobre regulação dos serviços e o segundo dia será dedicado a discutir as possibilidades da produção de energia a partir de resíduos. O fórum será conduzido por executivos da Secretaria de Energia - SP, Empresa de Pesquisa Energética, Itaipu, Solví Valorização Energética, EMAE, BNDES, ANEEL e Cetesb, entre outros.
    O 4° Fórum de Resíduos Sólidos é um evento promovido pela VIEX Americas. A programação completa pode ser acessada no site www.vxa.com.br ou solicitada pelo telefone 11 5051-6535 ou pelo e-mail info@vxa.com.br.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário