sábado, 3 de agosto de 2013

Sicoob SC/RS participa de Workshop do Sebrae


 
Dirigentes e funcionários do Sicoob Central SC/RS participaram nos dias 25 e 26 de julho, na nova sede do Sebrae, no Parque Tecnológico Alfa, bairro João Paulo, em Florianópolis, do 2º Workshop Catarinense de Boas Práticas em Cooperativas de Crédito para MPE – Micro e Pequenas Empresas. A presidente do Sicoob Transcredi, de Concórdia, Ana Balsan, falou sobre a trajetória de sucesso da cooperativa.


O objetivo do workshop foi o de apresentar o projeto que o Sebrae/SC – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – vem organizando em conjunto com o Sicoob, Cecred e Sicredi, para disseminar as boas práticas no cooperativismo de crédito.


O projeto possui várias ações, como visitas técnicas às cooperativas, continuidade do Fórum Permanente Estadual e um Fórum Catarinense de Melhores Práticas em Cooperativismo de Crédito para MPEs, seminários regionais de crédito, balcão financeiro, treinamento e consultorias.


Do sistema Sicoob, também apresentaram boas práticas as cooperativas Sicoob Crediriodoce e Sicoob Saromcredi, de Minas Gerais, e Sicoob Toledo e Central do Paraná.


O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, que também representou a Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc), destacou as conquistas e os desafios das cooperativas, que “precisam avançar, investir continuamente em novas tecnologias, aprimorara a gestão, mas sem perder a essência e os princípios que norteiam as suas atividades”.


O Brasil possui atualmente 1.312 cooperativas de crédito com 6 milhões de associados, 56.178 funcionários, 4.825 pontos de atendimento e dois bancos (Bancoob e Bansicredi). Quando analisados em conjunto, as cooperativas de crédito possuem a segunda maior rede de atendimento do país.


Segundo Carlos Armando Carreirão, analista Técnico do Sebrae/SC, em Santa Catarina, 40% dos postos bancários são de cooperativas de crédito – “o maior índice do país”. Destacou também que das 40 cooperativas singulares envolvidas no projeto de Boas Práticas em Cooperativas de Crédito para Micro e Pequenas Empresas, 24 são do sistema Sicoob. Para ele, “as parcerias entre Sebrae e cooperativas de crédito são um novo caminho que pode dar um novo impulso às cooperativas e proporcionar diminuição de custos e crédito mais barato para investimentos por parte das micro e pequenas empresas”.


Prestigiaram o 2º Workshop Catarinense de Boas Práticas em Cooperativas de Crédito para Micro e Pequenas Empresas o assessor sênior da Diretoria de Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações de Crédito (Diorf) do Banco Central do Brasil, Lúcio Cesar de Faria, e também o diretor Técnico do Sebrae nacional, Carlos Alberto dos Santos. Também falaram no Workshop o analista Técnico do Sebrae/SC, Carlos Armando Carreirão e o presidente da Associação Brasileira de Software, Gerson Schmitt, que falou sobre o Balcão Financeiro para Micro e Pequenas Empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário