sábado, 3 de agosto de 2013

Cooperativas de transporte do Paraná se preparam para obter certificações de qualidade


 
Profissionais de cooperativas paranaenses do ramo transporte iniciaram, na manhã desta quarta-feira (31/07), a etapa final de um curso de reciclagem que visa prepara-los para a implantação do Programa Gestão da Qualidade, cujo objetivo é a obtenção de certificações de qualidade, como o ISO 9000, ISO 14000 e SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade). É um trabalho iniciado há dois anos por iniciativa do próprio ramo e que conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR).


Em prática - Representantes de cinco cooperativas (Rodocoop, Coopercaf, Cooperleste, Cotrelena e Coptrans) estão participando da reciclagem que acontece na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. Eles estão sendo orientados pelos consultores do Senai, Tais Katzwinkel e Marcos Pupo Thiesen. A capacitação, que prossegue até sexta-feira (02/08), foi aberta pelo coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, João Gogola Neto. “Este é o terceiro e último módulo desse curso. A partir daí, o objetivo é colocar efetivamente em prática o programa de Gestão da Qualidade”, afirmou. Ainda de acordo com ele, a meta até dezembro de 2013 é chegar a pelo menos mais duas cooperativas aptas às certificações de qualidade e as demais em 2014.


Diferencial - Atualmente há no Estado duas cooperativas do ramo transporte certificadas com o ISO 9000 e uma com o SASSMAQ. Segundo Gogola, a obtenção das certificações é importante por propiciar um diferencial ao setor, que poderá negociar preços melhores para o frete. No Paraná, o ramo transporte é composto por 26 cooperativas registradas no Sistema Ocepar, das quais 24 atuam com transporte de cargas, uma com transporte náutico e uma com transporte de passageiros. O segmento contempla 1.900 cooperados, 210 funcionários e cresceu 12% em 2012, chegando a R$ 237,6 milhões em movimentação econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário