sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Evento reúne universitários interessados em empreendedorismo

Evento reúne universitários interessados em empreendedorismo



 
Aproximadamente 400 universitários alagoanos lotaram o auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) nesta sexta-feira (06) para aprender sobre empreendedorismo. A instituição recebeu o evento “Pontapé – Toda grande ideia precisa de um”, realizado por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fempe) e do Sebrae/AL.
O evento tem como objetivo estimular o empreendedorismo nas universidades e, como o próprio nome diz, fazer com que os universitários deem o pontapé inicial para colocar suas boas ideias em prática. Na abertura do encontro, a vice-reitora da Ufal, Rachel Rocha, elogiou a iniciativa de alimentar a mentalidade empreendedora no meio acadêmico. “A Seplande é um parceiro precioso e a Ufal sempre será entusiasta desse tipo de ação. Precisamos encorajar nossos alunos a unir criatividade e competência para desenvolver ações que contribuam para mudar a realidade do nosso Estado”, diz.
O primeiro case de sucesso foi apresentado pelo curitibano Rodrigo Brito, da Aliança Empreendedora, instituição que tem como objetivo unir forças e viabilizar acessos para que pessoas e comunidades de baixa renda possam ser empreendedoras, promovendo a inclusão e o desenvolvimento econômico e social. Ele falou sobre a criação de uma mentalidade empreendedora, algo muito recente no Brasil.
“Há dez anos ninguém queria ser empreendedor. Por ser algo muito arriscado, buscavam empregos mais “seguros”, uma vida previsível. Mas as pessoas começaram a perceber que é muito arriscado deixar sua vida nas mãos de alguém que não seja você mesmo”, alega Rodrigo, que defende que empreender significa ter o controle da própria vida, agir pra construir um legado.
Outro case de sucesso apresentado no evento, foi o “Meu Tutor”, plataforma digital idealizada por alunos da Ufal, voltada pra alunos do Ensino Médio. Por meio da página www.meututor.com.br estudantes que estão se preparando para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem resolver questões de diversas disciplinas, em uma espécie de jogo interativo.
“O Pontapé veio para mostrar aos universitários que todos são capazes de empreender, basta ter uma ideia, se comprometer e fazer acontecer”, colocou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.
Uma exemplo disso é o gaúcho Mateus Erdmann, mestrando da Ufal, que criou a Alagoas Saneamento e Tecnologia Ambiental (Alsan). Empresa que tem sua atuação pautada pela aplicação do know-how no desenvolvimento e otimização de sistemas de tratamento, realização de soluções sustentáveis para controle operacional e valorização de efluentes (biogás, biofertilizantes e biossólidos).
Para a estudante universitária Camilla Alvez, participar de um evento como esse é mais que um incentivo. “Ouvir a história dessas pessoas nos serve de inspiração e de exemplo para não desistir. Mostra que temos o dever de procurar alcançar nossos objetivos para construir algo significativo para nós e para o local onde vivemos”.
Para finalizar o evento, após uma mesa redonda com os palestrantes, onde os universitários puderam obter dicas e tirar dúvidas sobre a trajetória de cada um, o administrador e secretário adjunto de Esporte e Lazer de Maceió, Antônio Oliveira, explanou sobre a importância da criação de um plano de negócios para o crescimento e sucesso das empresas.
De acordo com o gerente de Fomento às Micro e Pequenas Empresas da Seplande, Sávio Carnaúba, esta foi a primeira edição do Pontapé que, até o primeiro semestre de 2014, irá contemplar mais 13 instituições de ensino superior, fomentando e disseminando a visão empreendedora no meio acadêmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário