sexta-feira, 6 de setembro de 2013

TRABALHADORES DO LIXÃO DE ESTÂNCIA LANÇAM COOPERATIVA


 
 
Com o incentivo da Prefeitura de Estância, através das secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente e Assistência Social, os trabalhadores do lixão de Estância fundaram na noite da última quinta, 5, no colégio municipal Núbia Montalvão, localizado no conjunto Santo Antônio, a Cooperativa dos Trabalhadores de Reciclagem de Estância (Cotrae).

Na ocasião para a fundação vários trabalhadores participaram do ato onde foi discutido o projeto e escolhidos o diretor Presidente, diretor Vice-presidente, diretor Administrativo, diretor Secretário e diretor Financeiro. Além de conselheiros fiscais e outros. Tudo o que manda o termo para a fundação da Cotrae.

A secretária de Assistência Social, Daisy de Oliveira Garcia, também foi uma grande incentivadora, somando-se com toda equipe para tornar esse projeto em realidade. “Estamos unidos, estamos juntos para que possamos realizar um trabalho maravilhoso com todos. Sabemos que aqui os trabalhadores não vivem uma vida tão boa, mas a esperança está aí abrindo as portas para que possamos desenvolver esse trabalho, pois vocês merecem”, disse a secretária.

De acordo com o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Roberto Andrade, o objetivo é organizar os trabalhadores que lidam com material de reciclagem. Devido a lei federal todos os lixões serão fechados, a partir de agosto de 2014. “Então a gente tem que acomodar essas pessoas e dar uma vida digna a esse povo e organizar esses catadores. A saída é formar os trabalhadores em cooperativas e trazer uma vida digna para essa gente que está abandonada tantos anos e vivendo uma vida sub-humana”, relatou.

A Prefeitura Municipal de Estância, por meio da secretaria de Assistência Social e o Departamento Meio Ambiente estão dando um total apoio para esses trabalhadores e para a criação da nova cooperativa que surge (COTRAE). “A cooperativa nasceu hoje, foi eleita a nova diretoria e todos os trabalhos, vão ser regimentados e em alguns dias o resultado estará aí para o povo”, disse Roberto Andrade.

Quem também aproveitou a oportunidade foi a Coordenadoria de Políticas para Mulheres de Estância. A equipe coordenada pela chefe de Gabinete Joseane Soares Viana, realizou o cadastramento das trabalhadoras que farão parte do órgão criado. O cadastramento foi para beneficiar as mulheres catadoras oferecendo cursos de capacitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário