sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Governo de Rondônia fortalece “Economia Solidária” em evento de produtor rural

 

 

A 4ª Festa Camponesa, realizada pelos movimentos sociais rurais entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, em Ouro Preto do Oeste, serviu para fortalecer a Economia Solidária em Rondônia. Representantes de duas secretarias mais uma autarquia governamental participaram ativamente do evento garantindo a parceria em ações que beneficiarão diretamente o do homem do campo.

“É o homem do campo quem faz crescer Rondônia”, declarou o secretário adjunto da Emater Francisco Mendes, na abertura oficial da Festa Camponesa, atribuindo a frase como sendo do governador Confúcio Moura. Conforme Mendes, o Governo da Cooperação erguerá três mil habitações rurais. “É mais um apoio do governador à classe da agricultura familiar”, destacou o secretário da Emater.

Para a adjunta da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Mary Teresinha Braganhol, a festa tem caráter de aglutinar forças. “O governo já destinou R$ 12 milhões para aquisição de alimentos para ser repassados sem custo algum às escolas, hospitais, creches, outras instituições e famílias carentes devidamente cadastradas em programas sociais”, assinalou a secretária adjunta da Seagri.

Enfático, o secretário de Assistência Social (Seas), Márcio Félix, deixou bem claro, na abertura oficial do evento, que o objetivo do governo do estado “é de contribuir para o desenvolvimento de Rondônia, seja por meio da integração de políticas públicas na execução de diversos programas, projetos, serviços e benefícios para a redução das desigualdades sociais no estado”.

De acordo com Márcio Félix, a Seas está à disposição para cooperar em qualquer processo amplo de mobilização da sociedade que tem por objetivo fortalecer e desenvolver socialmente, economicamente, ambientalmente, culturalmente o nosso Estado.

FESTA CAMPONESA

A Festa Camponesa, segundo os organizadores, tem a finalidade de difundir e fortalecer a economia solidária entre as comunidades rurais, conforme preconiza este programa do governo federal. A economia solidária se baseia em quatro eixos: a cooperação, a autogestão, a dimensão econômica e a solidariedade.

A economia solidária, segundo informação no Ministério do Trabalho e Emprego, “é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem”.

Nessa edição da festa os temas mais abordados foram agroecologia como empreendimento rural e o cooperativismo. “A SEAS é parceira da Secretaria Nacional de Economia Solidária. Por conta disso, busca meios de atualizar o Sistema de Informação de Economia Solidária para saber quantos empreendimentos da economia solidária, seja na agricultura familiar, artesanato, cooperativismo e outros”, finalizou Márcio Félix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário