segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Castanha do PI será destaque nas cidades-sede do Mundial de Futebol

 

 
Texto: A- A+
A castanha de caju, produzida pela Central de Cooperativas de Cajucultores do Piauí – Cocajupi, chegará às cidades-sede do Mundial de Futebol 2014. A ação é resultado do Projeto Talentos do Brasil Rural, que visa inserir os produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico.


Os dois eixos do Talentos do Brasil Rural são Produtos e Serviços. No eixo Produtos estão alimentos e bebidas, cosméticos, decorativos e utilitários. Em Serviços, estão inseridos os roteiros turísticos do país. Para a definição dos empreendimentos participantes foram realizadas chamadas públicas que iniciaram no ano de 2010. Foram selecionados 89 empresas na categoria produto e 24 roteiros para turismo.

Após a seleção dos empreendimentos foi realizado um diagnóstico por técnicos do Projeto Talentos do Brasil Rural, elaborados planos de ações, realizadas consultorias, chegando à fase de promoção e apoio à comercialização dos produtos da agricultura familiar.

A Cocajupi, que é atendida pelo Sebrae no Piauí, recebeu cursos e consultorias da instituição nas áreas de gestão e inovação.

“Durante meses realizamos cursos voltados para a área de produção visando a otimização dos processos. Também foram prestadas consultorias em gestão, por meio do Programa SebraeTec”, ressalta a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae no Piauí, Geórgia Pádua.

O presidente da Cocajupi, Jocibel Belchior Bezerra, conta como a cooperativa vem se preparando para participar do projeto. “Avançamos bastante na gestão do negócio e no controle de produção. Esses fatores contribuíram para o reconhecimento da nossa entidade”, avalia Jocibel. O empresário afirma que todos os cooperados trabalham respeitando as Boas Práticas de Fabricação, BPF.

Ainda segundo Jocibel, serão produzidas cinco toneladas de castanha para atender a demanda de comercialização das cidades que sediarão os jogos da Copa de 2014. Cajuína e polpa de caju também estão entre os produtos que serão vendidos nesses pontos turísticos.

O projeto é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA; em parceria com a Caixa Econômica Federal, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae; Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção, Abit; Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, Asbraer; Fundação Mineira de Educação e Cultura, Fumec; Agência Alemã de Cooperação Técnica GTZ; e Ministério do Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário