A castanha de caju,
produzida pela Central de Cooperativas de Cajucultores do Piauí –
Cocajupi, chegará às cidades-sede do Mundial de Futebol 2014. A ação é
resultado do Projeto Talentos do Brasil Rural, que visa inserir os
produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico.
Os
dois eixos do Talentos do Brasil Rural são Produtos e Serviços. No eixo
Produtos estão alimentos e bebidas, cosméticos, decorativos e
utilitários. Em Serviços, estão inseridos os roteiros turísticos do
país. Para a definição dos empreendimentos participantes foram
realizadas chamadas públicas que iniciaram no ano de 2010. Foram
selecionados 89 empresas na categoria produto e 24 roteiros para
turismo.
Após
a seleção dos empreendimentos foi realizado um diagnóstico por técnicos
do Projeto Talentos do Brasil Rural, elaborados planos de ações,
realizadas consultorias, chegando à fase de promoção e apoio à
comercialização dos produtos da agricultura familiar.
A Cocajupi, que é atendida pelo Sebrae no Piauí, recebeu cursos e consultorias da instituição nas áreas de gestão e inovação.
“Durante
meses realizamos cursos voltados para a área de produção visando a
otimização dos processos. Também foram prestadas consultorias em gestão,
por meio do Programa SebraeTec”, ressalta a gerente da Unidade de
Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae no Piauí, Geórgia Pádua.
O
presidente da Cocajupi, Jocibel Belchior Bezerra, conta como a
cooperativa vem se preparando para participar do projeto. “Avançamos
bastante na gestão do negócio e no controle de produção. Esses fatores
contribuíram para o reconhecimento da nossa entidade”, avalia Jocibel. O
empresário afirma que todos os cooperados trabalham respeitando as Boas
Práticas de Fabricação, BPF.
Ainda
segundo Jocibel, serão produzidas cinco toneladas de castanha para
atender a demanda de comercialização das cidades que sediarão os jogos
da Copa de 2014. Cajuína e polpa de caju também estão entre os produtos
que serão vendidos nesses pontos turísticos.
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