segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Projeto de economia solidária é desenvolvido em Teresópolis, no RJ

 
 
Representantes de grupos que desenvolvem projetos solidários em Teresópolis, Região Serrana do Rio, se reuniram nesta sexta-feira (17) no 1º Encontro de Formação em Economia Solidária. Dentre os objetivos do evento, que foi promovido pela prefeitura da cidade, está o fortalecimento do Fórum Municipal do segmento e a promoção de políticas públicas para os profissionais. O grupo irá se reunir no dia 10 com o prefeito Arlei Rosa. O município vai apresentar projeto voltado para a implantação de ações, como a continuidade da Feira de Artesanato Local.

Representantes do Lar Tia Anastácia, Associação Agroecológica de Teresópolis, Associação Municipal dos Artesãos de Teresópolis de Economia Solidária (AMARTES) e do Espaço Mulher estiveram presentes no encontro desta sexta-feira.. Para a coordenadora administrativa do Lar Tia Anastácia, que gera trabalho e renda para mulheres por meio da reciclagem do jeans, a continuidade da Feira de Artesanato Local será bastante positiva. “Elas estão bastante engajadas nesta nova iniciativa, pois terão mais espaço para expor suas mercadorias”, comentou Flávia Becker.

A economia solidária ganha força como uma medida inovadora e alternativa de geração de trabalho e renda. O conceito compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca e redes de cooperação, entre outras. Entende-se por economia solidária o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizado sob a forma de autogestão.

A prefeitura garante que a reunião desta sexta-feira (17) foi a primeira de outra que vão acontecer. “A Feira de Natal foi um sucesso e agora vamos prosseguir com a valorização dos artesãos do município”, pontuou o Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Bonifácio. Ele ressaltou a união do grupo e o crescimento gradativo do fortalecimento da categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário