segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

PB participa de pesquisa internacional sobre cooperativas e emprego

 

Único estado brasileiro a participar da pesquisa
 
Cooperativas e emprego. Este é o tema geral de um estudo que está sendo desenvolvido em 10 países pelo Cicopa (órgão setorial da Aliança Cooperativa Internacional que trata das cooperativas dos setores industriais e de serviços), em colaboração com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Único estado brasileiro a participar da pesquisa, a Paraíba recebe esta semana o secretário geral do Cicopa, Bruno Roelants, que visitará cooperativas registradas no Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado (OCB-PB).Nesta quarta-feira (8), a pesquisa será feita em Campina Grande, na Cooperativa Agropecuária do Cariri (Coapecal) e na Cooperativa de Produção de Papel da Paraíba (Coopapel), bem como em João Pessoa, na Extremo – Cooperativa de Transportes e Turismo e na Cooperativa de Trabalhadores Autônomos do Estado da Paraíba (CooperAtiva). Amanhã (9), o secretário geral do Cicopa participará de reunião no Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba (Ideme) para conhecer melhor a economia do Estado.
Etapas da pesquisa
A pesquisa se subdivide em duas partes. A primeira é a coleta de dados para análise comparativa sobre as diferenças na estrutura do emprego entre o setor cooperativo e a economia regional.  A  segunda  parte  é uma série  de entrevistas  com cooperados e trabalhadores de cooperativas das regiões visitadas.
O estudo também está sendo realizado em regiões com características sociais e demográficas semelhantes na Itália, Canadá, Argentina, Espanha, Índia, Sul da África, Japão, Estados Unidos e Coréia do Sul. O informe com os resultados da pesquisa deve disponibilizado em setembro em diversos idiomas e será apresentado durante o Cumbre Internacional de las Cooperativas, que acontecerá na cidade de Quebec (Canadá), em outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário