segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Ministro do Ambiente China e Índia convidam Portugal para debater 'economia verde'

 
O ministro do Ambiente foi hoje convidado pelos homólogos da China e Índia para visitar estes países e promover a missão portuguesa para a economia verde, anunciou o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.

Em comunicado de imprensa, o Ministério liderado por Jorge Moreira da Silva afirma que, à margem de uma apresentação de uma comitiva de empresas portuguesas nas áreas da energia, ambiente, abastecimento e saneamento de águas residuais ao mercado Emirati, o ministro "foi convidado pelos seus homólogos da China e da Índia para visitar estes países com o objetivo promover a missão portuguesa para a economia verde, tendo ainda recebido as delegações de Angola, Cabo Verde e Moçambique e Peru".
PUB
A missão presidida pelo ministro tem como objetivo promover a fileira da economia verde e decorre "no âmbito da visita do Ministro à Semana da Sustentabilidade em Abu Dhabi, onde participou na Cimeira World Future Energy (WFES), um dos principais eventos mundiais dedicados às energias renováveis, eficiência energética e às tecnologias limpas, e na 4.ª Assembleia Geral da IRENA, a Agência Internacional das Energias Renováveis", segundo o Governo.
De acordo com o executivo, o ministro do Ambiente, "no contexto do debate que atualmente se trava na UE sobre o pacote clima e energia para 2030, e em linha com a carta que remeteu na ultima semana aos Comissários Europeus e aos 28 Ministros do Ambiente e da Energia, um compromisso em torno de quatro metas: menos 40% de CO2; mínimo de 40% de energias renováveis; 30% de eficiência energética e reforço das interligações energéticas para 12% em 2020 e 25% em 2030".
"O reforço das interligações europeias é uma condição indispensável para descarbonizar de modo eficiente a produção de energia. Portugal, que já é hoje um laboratório vivo de praticamente todas as energias renováveis, poderá afirmar-se como um grande fornecedor de energias renováveis para toda a Europa", disse o ministro, de acordo com o comunicado de imprensa.
Da agenda do ministro faz ainda parte um encontro com a diáspora portuguesa em Abu Dhabi, numa recepção organizada pela Embaixada de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário