segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

CREA DE RONDÔNIA QUER CONSOLIDAR COMPROMISSO COM RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL


 



Há dois anos o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia (Crea-RO), engenheiro civil, Nélio Alencar, iniciou sua gestão com a missão de transformar o Conselho em um órgão mais atuante, promovendo a contínua valorização e qualificação dos colaboradores, conselheiros e profissionais, consolidando o compromisso com a responsabilidade socioambiental e agregando a tecnologia aos serviços prestados pelo o Conselho. “São dois anos de trabalho e, com ele, a certeza de que muito avançamos. Desde o início buscamos implantar ações que visem o aperfeiçoamento na fiscalização e no aprimoramento dos profissionais registrados no Sistema Confea-Crea e Mútua. O Crea Rondônia, hoje, é mais participativo na busca pelas as soluções dos problemas que  afligem nosso Estado, como transporte, saneamento, saúde e habitação”, disse Nélio Alencar.



Convênios



A extensão da área de atuação do Conselho também é realizada através dos convênios de cooperação firmados com as prefeituras e os demais órgãos públicos, a fim de coibir o exercício ilegal das profissões, aperfeiçoar a sistemática de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e fomentar o intercâmbio de informações. Até o momento, o Conselho firmou mais de 30 convênios e termos de cooperação técnica. Pode-se destacar o convênio firmado com a Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Rondônia (OAB-RO), que tem como objetivo conjugar esforços para promover o desenvolvimento de sistemas de controle no âmbito do urbanismo, meio ambiente e obras civis de qualquer porte.

Outro termo firmado é entre o Conselho e o Ministério Público do Trabalho que visa à redução dos altos índices de acidentes graves e fatais decorrentes de ricos de natureza elétrica, verificados na indústria da construção civil no Estado. Foi firmado ainda, um termo de cooperação com a Ordem dos Engenheiros de Portugal (OERN) que tem como objetivo fortificar as relações entre o Crea-RO e a OERN, potenciar e apoiar as relações nacionais de Portugal e do Brasil no reconhecimento profissional, promover a interligação entre a comunidade e as Instituições, cooperar para a educação, formação, qualificação e conhecimento da engenharia.



Meio Ambiente



O Projeto Viveiro Cidadão, desenvolvido pela ONG Ecoporé e patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, também conta com o apoio do Conselho. Este projeto tem como meta recuperar áreas degradadas na região nos municípios de Rolim de Moura, Castanheiras e Novo Horizonte por meio de recuperação de matas ciliares, sistemas agroflorestais e agrosilvopastoris, ações de educação ambiental, comunicação social e pesquisas. “É preciso alertar e conscientizar a população sobre a importância da preservação das áreas de matas ciliares” salientou Nélio Alencar.

Fiscalização



Outra meta da atual gestão é intensificar a fiscalização das atividades ligadas à Engenharia e Agronomia em todo o Estado, coibindo assim, o exercício ilegal destas profissões. Para isso, o Crea Rondônia implantou mais um ponto de fiscalização no município de São Miguel do Guaporé que se estenderá ainda as seguintes localidades: Alvorada do Oeste, Nova Brasilândia, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco do Guaporé e Costa Marques. Renovar a frota de veículos do departamento de fiscalização também é objetivo desta administração. “A intenção é oferecer as melhores condições de trabalho aos fiscais para que eles possam garantir um serviço de qualidade à sociedade. Atualmente, o Conselho conta com 22 veículos em sua frota, sendo a metade composta por veículos novos”, disse Alencar.

A Caneta Digital também é uma ferramenta implantada nesta administração e tem como finalidade facilitar os trabalhos dos fiscais e tornar eficiente os lançamentos das informações diretamente no sistema tecnológico do Conselho. “Os relatórios gerados em campos só eram possíveis através da escrita manual. Depois, eram transferidos para os arquivos digitais, causando riscos à qualidade da informação e a demora no envio de dados. Com esta nova tecnologia as informações de campo serão lançadas em tempo real”, disse Alencar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário