Turismo a um preço justo. Este é o propósito da campanha
“Jogo Limpo” que o Ministério do Turismo (MTur) estreou nesta
sexta-feira (14) em suas redes sociais. Nesta primeira fase, o objetivo
da ação é estimular viajantes a consumir de modo consciente produtos e
serviços relacionados ao turismo. Entre eles, diárias de hotéis,
bilhetes de companhias aéreas, tarifas de restaurantes e demais
serviços, públicos e privados.
Campanha do Ministério do Turismo incentiva o consumo consciente no turismo.
Para participar da campanha, o consumidor pode marcar fotos com a
hashtag #JogoLimpo e #TurismoConsciente e enviar textos pelas redes
sociais Facebook, Twitter, Google Plus e Instagram. Para abrir a
campanha virtual, o Ministério do Turismo elegeu o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Com uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade e cerca
de 6.500 espécies, o parque cobra do visitante apenas R$ 6 de entrada.
“Entendemos que os turistas exercem um papel determinante quando
privilegiam aqueles que cobram justamente e se recusam a pagar preços
abusivos”, diz o ministro Gastão Vieira. “Da mesma forma, entendemos que
os empresários que cobram valores adequados merecem visibilidade. É uma
forma, portanto, de premiar quem joga a favor do turismo brasileiro”,
afirma.
A preocupação do Ministério do Turismo com o consumo consciente é
antiga. Há dois anos, a pasta passou a monitorar a oferta de leitos nas
cidades-sede da Copa do Mundo. Em reunião recente com representantes das
Secretarias de Turismo, estimulou investimentos em hospedagens
alternativas, como albergues, cama e café e camping a preços acessíveis.
Na segunda etapa da campanha, será lançada uma cartilha de consumo
consciente com dicas de viagem e contratação de serviços turísticos. Os
empresários do setor também poderão aderir à campanha por meio de um
selo do Ministério do Turismo com a frase “Eu Jogo Limpo”.
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