quarta-feira, 15 de abril de 2015

Senaes projeto de economia solidária em Rio Claro



A Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), representada pela técnica Anete Fidelis, visitou Rio Claro nos últimos dias 24 e 25 de março, para avaliar e acompanhar dois projetos do órgão desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Ação Social: o Projeto 003, que trata de ações integradas de Economia Solidária em Rio Claro, e o Projeto 004, de fomento aos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis. A técnica mostrou-se satisfeita e empolgada com as ações e diagnósticos realizados no município nestes campos.

Após avaliar as prestações de conta, Anete reuniu-se com o Comitê Gestor de cada projeto e com as duas empresas contratadas por licitação para desenvolver as atividades propostas, a Bio-Vida – Consultoria Social e Ambiental e a Ecos-Bio – Projetos Agroindustriais e Ambientais.

“A avaliação positiva da técnica sobre esses projetos mostra que estamos no caminho certo para a construção de uma base mais sólida, que garanta o surgimento de novos empreendimentos”, considera a diretora de Desenvolvimento Social Marta Ceccato.

Durante o Projeto 003, desenvolvido pela Bio-Vida, as equipes técnicas dos oito Cras de Rio Claro participaram de oficinas sobre Economia Solidária e, em um segundo momento, realizaram palestras voltadas aos usuários de cada Cras, com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e esclarecer a população sobre o que é Economia Solidária e como aplicá-la em seu dia-a-dia. Em um terceiro momento, os usuários dos Cras participaram de gincanas cooperativas que tiveram o objetivo de despertar novos empreendedores.

Paralelamente, oito Agentes de Desenvolvimento em Economia Solidária (Ades), contratados pelo Projeto 003 fizeram a aplicação de 600 questionários e trabalharam no mapeamento e no diagnóstico sobre os possíveis empreendedores de Rio Claro.

Já no Projeto 004, desenvolvido pela Ecos-Bio, foram contratados seis Ades que estão mapeando os catadores que exploravam o Aterro Sanitário de Rio Claro, incentivando-os a participar de canteiros sociais desenvolvidos por diversas secretarias. Esses canteiros sociais procuram incentivar os catadores a ingressar no Ensino de Jovens e Adultos – EJA e em cursos do Pronatec, orientá-los sobre confecções de currículos, meio ambiente e também promover a inserção cultural.

Atualmente, já não existem catadores no Aterro Sanitário: eles foram convidados a juntar-se à Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitável de Rio Claro/SP – Cooperviva, a inserir-se em outros programas similares ou mesmo a voltar ao mercado de trabalho, em busca de uma vida mais digna e sadia. Além de serem orientados na confecção de currículos, muitos catadores foram encaminhados a empresas parceiras, com grande número de contratações.

Outra frente de trabalho desenvolvida pelo Projeto 004 foi o mapeamento dos carrinheiros do município. Nos cinco territórios dos Cras já trabalhados (Cras Região Bonsucesso/Novo Wenzel, Região Mãe Preta, Região Bandeirantes e Região Independência, foram mapeados 109 carrinheiros.

Esses carrinheiros participam de Encontros sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, onde são orientados e conscientizados sobre o valor do trabalho do catador para a preservação do meio-ambiente. Posteriormente será feita uma assessoria aos catadores para orientá-los e incentivá-los a juntar-se à Cooperviva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário