quinta-feira, 16 de abril de 2015

Yunus Brasil incentiva empreendedorismo social em universidades

 


Criar uma rede de universidades unidas em torno da promoção de negócios sociais é um dos objetivos da Rede Yunus de Universidades idealizada pela Yunus Negócios Sociais Brasil. “A Rede nasceu para apoiar o ensino e a capacitação de empreendedores sociais nas universidades brasileiras e nas incubadoras e assim contribuir de maneira mais efetiva para a resolução de problemas sociais”, explica Ricardo Mastroti, responsável pelas áreas de educação e relações institucionais da Yunus no Brasil.
 Com esta ação, a Yunus pretende ampliar a divulgação do conceito dos negócios sociais, difundir os negócios sociais como uma alternativa que se insere no ecossistema que envolve as empresas tradicionais, os negócios de impacto, as ONGs e a filantropia e dar apoio aos empreendedores sociais, além de criar um banco de ideias de cases com potencial de serem replicados e gerar um ambiente de trocas e de inspiração com potencial de acelerar as mudanças na sociedade.
 Educação e conhecimento são ferramentas básicas de empoderamento dos agentes de mudança e são os pilares centrais da estratégia do Yunus Negócios Sociais. Por isso, acreditamos que investir nessas ferrramentas é a melhor maneira de acelerar as transformações que queremos ver na nossa sociedade”, explica Mastroti.
 Ao fazer parte da Rede, a universidade ou incubadora terá acesso a conteúdo, na forma de cases, vídeos e palestras promovidas pela Yunus Negócios Sociais Brasil, poderá transformar professores em multiplicadores, irá promover a participação dos docentes em um Social Business Lab por ano e incentivar alunos a participar de uma pelestra de “despertamento” por ano. Os projetos dos estudantes poderão fazer parte do Concurso Nacional que escolherá um projeto, entre os universitários da Rede, para participar do ciclo de incubação da Yunus Negócios Sociais Brasil.

Para obter mais informações sobre a Rede Yunus de Universidades, a instituição de ensino ou incubadora interessada poderá entrar em  contato por meio do email universidades@yunusnegociossociais.com. O processo é contínuo e a incrição poderá ser realizada a qualquer momento.
Sobre a Yunus Negócios Sociais Brasil
Com sede em Frankfurt, a Yunus Social Business está presente em oito países: Brasil, Haiti, Albânia, Tunísia, Togo, Colômbia, Índia e México. No Brasil o processo de incubação para apoiar empreendedores sociais começou em 2014. Fundada por Muhammad Yunus, elaborador do conceito de negócios sociais e ganhador do prêmio Nobel da paz pela criação do microcrédito, mecanismo que possibilitou a saída de milhões de pessoas da extrema pobreza em todo mundo, a Yunus Negócios Sociais Brasil atua também como consultora para universidades, empresas, governos, fundações e ONGs interessadas em se desenvolver no campo dos negócios sociais no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário