sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Parceria do município com alemães capacita gestor em desenvolvimento sustentável

 

 


Share on twitter
Capacitar gestores públicos e privados para implementar as melhores estratégias de planejamento, gerenciamento e modelos de financiamento para um desenvolvimento urbano sustentável e inteligente. Este é um dos objetivos da UrbanTec Brasil, anunciada nesta quinta-feira pelo diretor executivo de Projetos da Fundação Getúlio Getúlio Vargas (FGV), Cesar Cunha Campos; e pelo diretor internacional de Projetos da Koelnmesse, Guido Henstschke. O evento, parceria entre a empresa alemã Koelnmesse e a Prefeitura do Rio, acontece nos dias 1° e 2 de outubro na sede da FGV.
A conferência, segundo Guido Henstschke, reunirá especialistas e profissionais brasileiros e internacionais, envolvidos em processo de desenvolvimento urbano, para discutir o conceito de cidade inteligente e seu valor para aumentar a qualidade de vida e a competitividade econômica das cidades brasileiras.
- O evento também oferece oportunidade única para troca de conhecimento sobre soluções urbanas sustentáveis já implementadas e ainda em desenvolvimento no Brasil e no exterior.
O professor da FGV e um dos palestrantes da UrbanTec Brasil, Pablo Cerdeira, irá falar sobre sua experiência frente ao ?Pensa - Sala de Idéias?, da Prefeitura do Rio. Segundo ele, a Prefeitura já utiliza a tecnologia para melhorar a prestação de serviços. Citou como exemplo, a utilização de Tweeter para resolver problemas do tipo: buracos em ruas, engarrafamentos, combate a dengue, entre outros. ?Utilizamos informações do Tweter, Facebook e outros aplicativos para saber o que precisamos fazer. É a tecnologia sendo utilizada no cotidiano das pessoas.?
O presidente da FGV, Carlos Ivan Simonse, disse que a UrbanTec Brasil também chama atenção para uma grande oportunidade de se criar um país mais sustentável: investimento em cidades de médio porte. As cidades entre 250 mil e 1 milhão de habitantes têm, atualmente, as maiores taxas de crescimento, e ainda mantém bons índices de desenvolvimento humano e qualidade de vida. E acrescentou que esses novos centros dinâmicos criam oportunidades gigantescas para investimentos sustentáveis, já que seu desenvolvimento á ainda gerenciável nesse estágio de crescimento.
A UrbanTec Brasil trará ao debate ampla variedade de assuntos e questões, com foco especial em infra-estrutura e mobilidade urbana, entre outros pontos. E contará com mesa-redonda e outras formas de debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário