quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Professoras de Rio Claro apresentam trabalhos sobre Economia Solidária em congresso na Espanha

 
 

   
 
 

A Unesp (Universidade Estadual Paulista), campus de Rio Claro, por meio do LAET- Laboratório de Estudos Territoriais - Departamento de Geografia vem desenvolvendo  um Projeto sobre Economia Solidária que faz parte de um Convênio com a Prefeitura Municipal de Rio Claro e Secretaria de Assistência Social. Resultados parciais dessa pesquisa foram apresentados no II Congresso Internacional SETED-ANTE “Seminário Estado, Território e Desenvolvemento”, realizado de 1 a 3 de julho na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha.

As apresentações foram feitas pelas professoras Ana Tereza Caceres Cortez e Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza, docentes do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp de Rio Claro. A professora Ana Tereza ministrou a palestra “As cooperativas de trabalho dos catadores de material reaproveitável: um exemplo de cooperativismo e empreendedorismo solidário”. Ela falou sobre o problema do descarte de resíduos sólidos no Brasil e a formação de empreendimentos econômicos solidários.

“O objetivo do estudo foi o de apresentar aos países europeus o problema do descarte de resíduos sólidos no Brasil, a classe de trabalhadores que constituem a base da gestão desses materiais e a forma de trabalho desenvolvida, baseada no cooperativismo com a criação das cooperativas”, explica Ana Tereza. Em sua explanação, ela também destacou o trabalho desenvolvido pela Cooperviva (Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Reaproveitáveis de Rio Claro), criada em 2002 com um pequeno grupo de catadores e hoje congrega mais de 40 cooperados. O trabalho desenvolvido pela entidade é um exemplo de empreendimento solidário bem sucedido.

A professora Silvia Ortigoza apresentou o tema “Movimentos sociais econômicos: a valorização do saber popular, do bem viver e da solidariedade como princípios de uma outra economia”, estudo realizado em parceria com o professor Auro Aparecidos Mendes. Nele, a economia solidária é abordada como um movimento social econômico com forte mobilização coletiva cujo objetivo é assegurar a melhoria das condições de vida das pessoas por meio de uma inclusão social pelo trabalho.

Para ilustrar o tema, a docente apresentou um projeto que vem sendo desenvolvido no Departamento de Geografia da Unesp de Rio Claro que reúne pesquisadores e gestores públicos municipais. “O projeto tem por objetivo buscar possibilidades de trabalho e renda para pessoas que se encontram em extrema pobreza e que sobrevivem atualmente com o auxílio do bolsa família. Neste movimento social analisado, o agir e o pensar coletivo têm uma forte dose de solidariedade, pois apoiam em alguns princípios diferenciados para a inclusão produtiva, tais como a autogestão e o cooperativismo”, destaca Silvia.

Além desse tema, a professora apresentou ainda o estudo “Economia solidária e extensão universitária no Brasil: incubadoras e desenvolvimento territorial”, realizado em parceria com o professor Auro Mendes. O trabalho analisa o papel que a universidade brasileira, principalmente a Unesp, vem desempenhando no fortalecimento da Economia Solidária por meio de atividades de extensão. Essa aproximação com a comunidade em seus territórios permite trocas de experiência. “Nessa relação, verifica-se que a universidade não apenas transmite conhecimentos como, também, aprende com o saber local”, pontua a pesquisadora. Para ela, “tais práticas acadêmicas do saber e do fazer extrapolam os muros da universidade por meio de sinergias entre a universidade e as comunidades onde ela está inserida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário